14ª Semana de Museus discute antiga Jundiaí

Publicada em 17/05/2016 às 02:38
Arquivo – PMJProgramação se estende até 28 de maio com exposição na Pinacoteca

Programação se estende até 28 de maio com exposição na Pinacoteca

Em comemoração ao Dia Mundial dos Museus, 18 de maio, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” promove uma série de atividades, dentro da 14ª Semana de Museus, com início nesta quarta-feira (18). A programação contém exposições, roda de conversas, palestras e ações educativas que se estendem até sábado (28).

Dividida em três módulos, a exposição principal, que inaugura as atividades, é a “Paisagens vistas e revistas: transformações e esquecimentos”, que aborda as seguintes vertentes da história antiga de Jundiaí: Jundiahy Indígena; Jundiahy de Taipa e Jundiahy Ferroviária.

Os tópicos vão contar com artefatos, documentos, imagens e registros diversos, que, pretendem provocar um movimento à problematização de algumas paisagens culturais que marcaram a sensibilidade e a vivência dos moradores de Jundiaí, mas que, na atualidade, passam despercebidas.

Programação – Dentro da agenda, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes contempla a exposição “O Jardim Fepasa e seus caminhos: a sonhada flor de lótus”, até 28 de maio. O acervo contém documentos, fotos e documentário sobre o resgate histórico de antiga área de submoradia – hoje área urbanizada – Vila Tiradentes. A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, nº 109, Centro.

Já o Museu “Solar do Barão”, ainda na quarta (18), a partir das 14h, prepara a esperada mesa-redonda sobre pesquisa arqueológica e musealização do patrimônio arqueológico em São Paulo, com os convidados: Dra. Camila Wichers (UNB); Dr. Robson Rodrigues e Letícia Ribeiro (Fundação Araporã) e a mediadora Ms. Creusa Claudino da instituição Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

Mais -Também atividades externas abrilhantam a programação com o “Museu Andante”, que leva acervo móvel para a EMEB Carlos Foot, no Santa Gertrudes, na quinta- feira (19), das 18h às 22h. A ação objetiva levar exposições e oficinas aos bairros da cidade, visando despertar nas pessoas o olhar para seu cotidiano como cultura, ao dar novo sentido aos objetos e memórias.

No sábado (21), o “Múltiplas Temporalidades” reúne grupo de cerca de 20 pessoas na Esplanada Monte Castelo, às 8h, para um passeio guiado aos pontos históricos e culturais da região central de Jundiaí. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente no (11) 4521 – 6259.

O Museu Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro. A entrada para as atividades é gratuita.

DivulgaçãoSemana de Museus aborda tema voltado à história antiga de Jundiaí

Semana de Museus aborda tema voltado à história antiga de Jundiaí


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/17/14a-semana-de-museus-discute-antiga-jundiai/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br