‘Na Pista Certa’ orienta mais de duas mil crianças

Publicada em 12/05/2016 às 01:57
DivulgaçãoAções lúdicas orientam crianças sobre trânsito seguro

Ações lúdicas orientam crianças sobre trânsito seguro

Em seu terceiro ano consecutivo, o Movimento Maio Amarelo, da Prefeitura de Jundiaí por meio do departamento de operações de trânsito, conta com várias atividades que abordam segurança viária. Uma das ações é o programa ‘Na Pista Certa’, iniciado na última segunda-feira (9), no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

O programa é parceria entre as secretarias de Transportes e Educação, com a Fundação Mapfre. O objetivo é transmitir para crianças de 6 a 12 anos conceitos sobre segurança viária. Participarão cerca de 2,2 mil alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí

Ao total, as crianças passam por três atividades. Primeiro, assistem a um teatro de contação de histórias que aborda questões como respeito às regras de convivência e meio ambiente. Em seguida, em um circuito fechado, usando bicicletas e equipadas com capacetes e joelheiras, vivenciam as primeiras noções sobre trânsito. Por fim, assistem a um vídeo educativo contendo informações a respeito de segurança viária.

A coordenadora de uma das escolas participantes, Mônica Lilian Pinto, diz que algumas crianças cobram a família com relação ao cumprimento das leis e cuidados que os adultos devem ter quando estão dirigindo, gerando bons reflexos, que poderão ser passados adiante.

Os alunos também aprovam o desenvolvimento das atividades que vão além dos assuntos voltados ao trânsito. “No trânsito existem regras, como, por exemplo, não jogar lixo, andar certo e olhar para os dois lados quando for atravessar a rua”, diz João Pedro, de 9 anos.

De segunda à sexta, as atividades do ‘Na Pista Certa’ são destinadas aos alunos das escolas públicas. Já no sábado (14) e domingo (15), estarão abertas à população em geral

Os mascotes que auxiliam a Setransp continuam sendo a alegria das crianças. Além do ‘Farolito’, há também a integração da nova companheira do personagem, a ‘Faixolita’, voltada para campanhas educativas em respeito à faixa de pedestre. Na sexta-feira, (13), eles visitarão a Emeb Armanda Polenti, no Parque São Luiz, em Jundiaí.

DivulgaçãoMascotes auxiliam na divulgação da campanha Maio Amarelo

Mascotes auxiliam na divulgação da campanha Maio Amarelo

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/12/na-pista-certa-orienta-mais-de-duas-mil-criancas/