Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi

Publicada em 12/05/2016 às 05:53
Cleber de AlmeidaGrupo que participou do treinamento no Ermida terá a tecnologia a favor contra os incêndios

O grupo que participou do curso básico de prevenção e combate a incêndios na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Fazenda Ermida, no Eloy Chaves, em Jundiaí, terá aliados de peso para o monitoramento de focos na Serra do Japi e arredores: a tecnologia e o serviço de mensagens instantâneas e chamada de voz para smartphones oferecidas pelo aplicativo WhatsApp.

Representantes de fazendas, sítios, de moradores próximos à reserva ambiental, da Guarda Municipal, Defesa Civil, Cetesb, AutoBAn, secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Serviços Públicos, estarão interligados via celular.

“É uma iniciativa que dá muito certo em outros segmentos e acho que vai funcionar muito bem no caso de incêndios na região do Japi”, destaca a coordenadora orçamentaria da Defesa Civil, Juliana Mazzei.

“Em caso de qualquer evidência, constatação de fumaça ou fogo, os integrantes do grupo vão saber rapidamente e de forma simultânea o ocorrido e vão poder tomar as providências”, diz o comandante da Guarda Municipal, José Carlos Ferraz.

Ferraz ainda destacou o sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas na base da Serra do Japi como outro item importante para varrer as matas em busca de incêndios. “Vamos ainda reforçar o sistema com mais uma câmera, o que vai nos ajudar ainda mais”, destaca.

Outro serviço importante é a parceria com a escolas de pilotos de avião de helicóptero, baseadas no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro. “Caso alunos e pilotos observem incêndio durante o voo, relatarão com a torre, que avisará GM, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e qualquer outro departamento ligado ao combate a incêndios florestais”, diz José Cássio Catossi, assessor ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/12/grupo-de-whatsapp-e-aliado-no-combate-a-incendios-na-serra-do-japi/