GMs da Divisão Florestal participam de curso no Instituto Butantã

Publicada em 12/05/2016 às 04:15
Fotógrafos PMJEquipe da Guarda Municipal com a equipe que ministrou curso no Instituto Butantã

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos dentro do Território de Gestão da Serra do Japi, guardas municipais da Divisão Florestal de Jundiaí participaram do curso de Reconhecimento de Animais Peçonhentos no Instituto Butantã, na Zona Oeste de São Paulo.

Entre os temas abordados, destaque para o papel e importância das serpentes no meio ambiente; biologia das serpentes; dentição das serpentes; primeiros socorros e prevenção de acidentes; aranhas e escorpiões animais venenosos, peçonhentos e de importância em saúde; entre outros.

Durante a atividade, os guardas puderam conhecer a estrutura do Instituto e acompanharam a coleta do veneno das serpentes para a produção do soro antiofídico (medicamento usado para tratar mordida de cobras venenosas).

O responsável pela Divisão Florestal, subinspetor Mauro Castro, destaca que esse tipo de curso é fundamental para os guardas da Divisão Florestal.

“É necessário termos conhecimento sobre as espécies de animais peçonhentos, para que possamos identifica-los durante o dia a dia no patrulhamento florestal”, explica, já que na Serra do Japi diversas espécies de cobras e outros animais peçonhentos já foram capturados.

A Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí atua nos 92 quilômetros quadrados de extensão da Serra do Japi ou 47,65% da Serra pertencente a Jundiaí. Dessa forma, é comum os guardas se depararem no patrulhamento ambiental com todos os tipos de animais peçonhentos.

Por Luciano Guerino

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/12/gms-da-divisao-florestal-participam-de-curso-no-instituto-butanta/