Bispo conhece gestão de resíduos de Jundiaí

Publicada em 12/05/2016 às 02:56
Paulo GrégioBispo elogiou trabalho realizado na cidade

Bispo elogiou trabalho realizado na cidade

Todo o trabalho que é desenvolvido em Jundiaí na gestão de resíduos sólidos foi mostrado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, ao bispo Dom Vicente Costa, nesta quinta-feira (12). A apresentação no Paço Municipal contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi. Na sequência, houve uma visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).

O intuito foi apresentar ao bispo e representantes de pastorais da Igreja, que tem neste ano como tema da Campanha da Fraternidade ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, como o município está avançando na questão e se preocupa para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “É um tema que tem vínculo direto com a Campanha deste ano. É importante dividir todo o trabalho da Prefeitura com a Igreja”, disse Pedro.

Segundo Aguinaldo Leite, apresentações sobre o projeto desenvolvido na cidade já têm sido realizadas em igrejas. “A Campanha da Fraternidade, por abordar um tema dentro da visão de cuidar do planeta, vem ao encontro da proposta que desenvolvemos aqui. A Igreja é um polo disseminador de

conhecimento, por isso a ideia é coloca-los a par do que está acontecendo.”O bispo elogiou a postura do município. “É um trabalho muito interessante que mostra o interesse da Prefeitura por cuidar da cidade. Um município limpo e sustentável é sinal de qualidade de vida para as próximas gerações.”

Aguinaldo Leite frisou que o apoio do prefeito Pedro Bigardi é essencial para o andamento dos projetos. “É um gestor público que sabe a importância da valorização dos resíduos.” Durante o encontro, o secretário apresentou detalhes do Projeto InoPa, que possibilitou a parceria entre o município e o governo alemão. Além disso, mostrou o laboratório do Geresol, área de triagem e tratamento de resíduos da construção civil, triagem de recicláveis e as tecnologias em teste no local.

Além disso, o secretário mostrou dados do município, como a produção de resíduos sólidos, de 384 toneladas por dia. “A produção é grande e o desafio é global. Atuamos localmente, mas não podemos esquecer reflexos da má gestão de resíduos ao longo da história moderna. Vivemos um modelo no qual o consumo é impulsionado, o que faz com que a geração de resíduos seja cada vez maior. Precisamos olhar para o resíduo não como o fim de um processo, mas como o começo de algo que não merece ser desprezado.” Segundo ele, no início dessa gestão, 99% dos resíduos gerados na cidade eram destinados a aterros sanitários. “Hoje, saltamos para um aproveitamento de 12 a 15%. A ideia é ampliar esse número. Por isso, estudamos e firmamos parcerias para desenvolver atividades relacionadas à questão. O projeto é desafiador, mas muito nos orgulha pela complexidade.”

Paulo GrégioAguinaldo Leite apresentou estrutura do Geresol ao bispo e representantes da Igreja

Aguinaldo Leite apresentou estrutura do Geresol ao bispo e representantes da Igreja


Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/12/bispo-conhece-gestao-de-residuos-de-jundiai/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br