Programa Saúde na Escola leva profissionais da Educação ao Vale Verde

Publicada em 11/05/2016 às 11:55
Fotógrafos PMJNo Vale Verde as verduras e legumes não recebem agrotóxicos

No Vale Verde as verduras e legumes não recebem agrotóxicos

Quase 200 profissionais de escolas municipais da região Norte visitaram, nesta quarta-feira (11), o Vale Verde. No local são plantadas verduras e legumes, sem a utilização de agrotóxicos, para serem distribuídos pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Secretaria de Educação nas Emebs. A atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde.

Desde 2014, o PSE atende cerca de 2,5 mil alunos de 0 a 10 anos das Emebs Patrícia Pires, Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes. Além de ações de saúde bucal e oftalmologia, ocorre a atualização vacinal e avaliação antropométrica. Neste ano, o foco é alimentação saudável. O objetivo é diminuir o índice de obesidade dos estudantes. Pesquisa recente apontou que 40% dos alunos estão acima do peso.

“Estamos iniciando uma nova fase, tendo a horta como ferramenta de trabalho para o estímulo a alimentação saudável e para o desenvolvimento de um trabalho com sustentabilidade. Não vamos somente plantar o alface. A ideia é plantar o pé e ampliar o trabalho pedagógico para estimular a criança a observar, a acompanhar os fenômenos naturais e o ciclo da vida, a cuidar do ambiente, e a se preocupar com a impermeabilidade do solo, com a manutenção da água e com a cobertura vegetal. Para isso, trouxemos professores, gestores, agentes de desenvolvimento infantil para essa formação no Vale Verde, onde todos poderão ver que é possível o cultivo orgânico”, informa a gestora do Núcleo de Educação Socioambiental, supervisora Claudete Formis.

Durante a visita, o grupo conheceu o cultivo de diversos hortifrutigranjeiros e recebeu orientações do engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, responsável pelo espaço.

Próximo passos – Até o final do ano, outras ações estão previstas. A próxima será a implementação das hortas nas escolas. “Depois faremos outras visitas e iniciaremos também o trabalho com plantas fitoterápicas”, acrescenta Claudete.

Fotógrafos PMJQuase 200 profissionais de escolas municipais da região Norte estiveram presentes

Quase 200 profissionais de escolas municipais da região Norte estiveram presentes


Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/11/programa-saude-na-escola-leva-profissionais-da-educacao-ao-vale-verde/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br