Ex-pracinhas são homenageados no Dia da Vitória em Jundiaí

Publicada em 11/05/2016 às 05:26
Paulo GrégioEx-combatentes da FEB são homenageados no Espaço Monte Castelo nesta quarta-feira

A solenidade comemorativa à 71² edição do Dia da Vitória, organizada pelo 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e Câmara Municipal, foi na manhã desta quarta-feira (11) no Espaço Monte Castelo, em Jundiaí, com a presença de autoridades militares e públicas, ex-pracinhas e convidados especiais.

A data lembra o fim da Segunda Guerra Mundial com a rendição da Alemanha aos aliados em 7 de maio de 1945 e a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em batalhas em território europeu. Entre as que mais se destacam está de Monte Castelo, na Itália.

O Dia da Vitória se transformou num marco e foi oficializado um dia após o anúncio o fim dos combates. Na cerimônia desta quarta-feira, três ex-pracinhas foram homenageados com certificados de honra ao mérito: Alberto Biaggio, Joaquim Caetano da Silva e Wilson de Medeiros.

“É muita emoção estar aqui mais uma vez e receber este reconhecimento de um dos períodos mais difíceis vividos pelo mundo inteiro. Espero estar aqui no ano que vem”, disse emocionado Medeiros, de 91 anos. “Quando estava no Monte Castelo, tinha acabado de completar 20 anos. Então, alguém me disse que iria viver muito. Aqui estou eu”, completou.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que representou o prefeito Pedro Bigardi, falou da importância da participação da FEB na Segunda Guerra. “Foi uma contribuição sem precedentes para a democracia e a liberdade”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo, lembrou a importância da data, uma das mais marcantes da história. “Tenho um respeito muito grande por estes homens aqui presentes e os que perderam a vida para que o mundo se livrasse da tirania. Todos deveriam lembrar desta data eternamente. Fico honrado de fazer parte deste momento”, declarou.

Para o comandante do 12º GAC, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, o Dia da Vitória é uma data eternizada pela participação dos ex-pracinhas na Guerra. “Nossos soldados abandonaram suas famílias, suas casas para viverem em condições extremas de vida. Seus feitos históricos demonstraram a bravura, a coragem e a constante busca pela vitória. Nesta data, comemoramos a vitória da liberdade, da justiça e da paz”, mencionou.

Participaram ainda da solenidade o diretor-presidente da Escola de Gestão do Município, Marcelo Felicio Lo Monaco, e os vereadores Antonio de Padua Pacheco, Eliezer Barbosa da Silva, Gustavo Martinelli, José Carlos Ferreira Dias, Leandro Palmarini, Márcio Petencostes de Sousa, Rafael Antonucci, Rogério Ricardo da Silva e Rafael Purgato.

Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/11/ex-pracinhas-sao-homenageados-no-dia-da-vitoria-em-jundiai/