Fórum Municipal de Segurança Integrada tem inscrições abertas

Publicada em 10/05/2016 às 04:28
Paulo GrégioPrefeito Pedro Bigardi destaca a importância da participação do público no Fórum em junho

Prefeito Pedro Bigardi destaca a importância da participação do público no Fórum em junho

As inscrições para que a população acompanhe os debates do 1º Fórum Municipal de Segurança Integrada foram abertas nesta terça-feira (10). O evento, inédito em Jundiaí, é promovido pela Prefeitura por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e já é considerado por juristas e especialistas da área como um dos mais importantes do País.

O fórum acontece no dia 8 de junho (quarta-feira), das 8h às 18h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na Vila Hortolândia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de junho (domingo) por meio site www.jundiai.sp.gov.br.

Para fazer parte da programação, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e aguardar a confirmação por e-mail. O 1º Fórum Municipal de Segurança Integrada tem como tema “Construindo Estratégias para Ampliar a Integração” e reunirá autoridades de peso dentro do segmento.

O prefeito Pedro Bigardi lembrou dos investimentos feitos durante sua administração para que Jundiaí fosse referência em segurança e diz que os debates do dia 8 de junho são importantes para que os trabalhos possam avançar e ser ampliado.

“Realizar o 1º Fórum de Segurança Pública Integrada é dar continuidade às ações e investimentos que temos feito desde 2013 em Jundiaí, como a contratação de 128 novos guardas municipais, compra de modernos equipamentos, novas viaturas adquiridas e um monitoramento inteligente. Graças à integração das forças de segurança, os números também apresentam queda dos índices de criminalidade. Isso é muito importante e o município tem de dar sua parcela de contribuição.”

A programação foi fechada nesta terça-feira e prevê 12 horas de muita atividade. Depois da solenidade de abertura, o Fórum será aberto pelo general de Brigada do Exército Brasileiro Ricardo Rodrigues Canhaci, que desenvolverá o tema “Integração das Forças de Segurança, Administração e Sociedade”.

Canhaci é atualmente comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas e traz na bagagem a experiência de quem já participou de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), como a do Sudão Sul, e comandou a Força de Pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Outras duas palestras podem ser destacadas dentro do painel Tecnologia e Inteligência, no período da tarde. A “Conceito de Tecnologia e Inteligência na Segurança Pública” terá à frente o coronel do Exército Rogério Winter.

O oficial avançará em pautas como guerra cibernética, comando e controle, segurança de redes de computadores e análise de malware, um software usado para se infiltrar em computadores.

Winter é um dos nomes de notoriedade sobre o assunto no Brasil. Oficial de Ligação do Exército, o coronel faz parte do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz fará a palestra “Tecnologia Aplicada na Segurança Pública”. Será a chance de conhecer o modelo de operações utilizadas com todo aparato tecnológico disponível no mercado. É bom lembrar que a GM de Jundiaí é apontada como referência no Brasil, com suas atividades sendo destacadas pela mídia nacional inúmeras vezes.

Se os palestrantes são do primeiro escalão, o time de debatedores não fica atrás. A presença do juiz Jefferson Barbin Torelli; do coronel Henrique Pereira de Souza Neto (11º Batalhão de Jundiaí); do tenente-coronel Lourival da Silva Júnior (Polícia Rodoviária); Sidney Juarez Alonso (delegado assistente da Delegacia Seccional); do delegado da Polícia Federal Paulo Vibrio Júnior, entre outros.

“Trata-se de uma rara oportunidade de reunirmos em um único espaço lideranças das principais forças de segurança que atuam na cidade, além de personalidades de renome em termos de Brasil. A população está convidada para acompanhar e debater de perto neste grande evento”, ressalta o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires. Informações pelo telefone 4526-4696.


Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/10/forum-municipal-de-seguranca-integrada-tem-inscricoes-abertas/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br