Prefeitura apresenta novo caminhão contra incêndios florestais

Publicada em 06/05/2016 às 01:59
Cleber de AlmeidaO novo conjunto de equipamentos contra incêndios florestais, em três fases

O novo conjunto de equipamentos contra incêndios florestais, em três fases

O Largo da Matriz, no Centro, recebeu, nesta sexta-feira (6), a apresentação do novo caminhão contra incêndios florestais obtido pela Prefeitura de Jundiaí com base em resultados da avaliação estadual do Programa Município Verde e Azul.

Com capacidade de 15 mil litros de água, o caminhão conta com lança-jato na parte superior e equipamentos de aspersão lateral e traseira (“pavão” e “chuveiro”), além de outro do tipo “sapo”, que pode reabastecê-lo em 20 minutos com o acesso para a água de um córrego ou lago. A fabricação norte-americana é da empresa International e seu peso total carregado é de 24 toneladas.

“Nós escolhemos essa configuração junto ao governo do Estado como prêmio por bons resultados de 2013. Agora saiu, como resultado dessa comunhão de esforços de muitos jundiaienses. É esse trabalho de todos que nos faz uma das melhores cidades do país. Esta área de prevenção exige atenção, tanto nas chuvas quanto na seca”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

Além do caminhão, que passou por testes como o combate a incêndios nesta semana na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra e na avenida Antonio Frederico Ozanan, o conjunto inclui ainda “kits” menores contra incêndios com 400 litros em um dos jipes Marruá (da Guarda Municipal) e com 700 litros em uma caminhonete da Defesa Civil.

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, os resultados atingidos na área ambiental mostram uma gestão séria.

“Nos últimos anos ficamos sempre entre os 15 melhores entre os 650 municípios paulistas pelo trabalho de todas as pastas, implementando planos como de saneamento, de resíduos sólidos, de desenvolvimento rural e outros, além do Plano Diretor, entendendo que o ambiente é mais que a Serra do Japi e abrangendo também os ambientes urbano ou rural”, afirmou. Entre moradores, violeiros, estudantes e outros frequentadores do Centro Histórico, a apresentação contou com a equipe da unidade de serviços US 5, do setor oeste, treinada para operar o novo equipamento.

Estiveram presentes o secretário Aguinaldo Leite (Serviços Públicos), o comandante José Roberto Ferraz e o subcomandante Vicente Soares (Guarda Municipal), a coordenadora Juliana Mazzei (Defesa Civil), o capitão Vilas Boas representando o comandante e tenente Erivelton (Corpo de Bombeiros) e o advogado Leandro Ienne (33ª Subsecção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil).

Também compareceram os secretários e gestores Jean Camoleze (Cultura), Valéria Silveira de Oliveira (Agricultura, Abastecimento e Turismo), José Carlos Pires (Gabinete de Gestão Integrada), Marcelo Lo Mônaco (Escola de Governo), Luís Carlos Casarin (Saúde), João Maffia (Esportes e Lazer) e Mary Fornari Marinho (Gestão de Pessoas).

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Gerson Sartori, Eliezer Barbosa da Silva, Rafael Purgato e o suplente em exercício Nelson Crepaldi. De acordo com Sartori, “uma cidade que busca cuidar do ambiente, e com isso da saúde, da segurança e do convívio das pessoas, estimula o trabalho parlamentar”.

Os técnicos dos diversos setores envolvidos afirmaram que o sistema preventivo da cidade melhora com a articulação de diversos equipamentos. O investimento estadual no caminhão, do Fecop (Fundo de Combate à Poluição), foi de R$ 236,4 mil e foi complementado por investimentos municipais nos demais equipamentos.