Força-tarefa do Revezamento da Tocha em Jundiaí mobiliza secretarias

Publicada em 05/05/2016 às 10:02
Dorival Pinheiro FilhoAs secretarias estão envolvidas na Froça Tarefa para passagem da tocha

As secretarias estão envolvidas na Froça Tarefa para passagem da tocha

O Brasil inteiro se prepara para os Jogos Olímpicos Rio2016 e Jundiaí não ficou de fora dessa festa. Confirmada pelo Comitê Organizador no início do ano como parte da rota, a Força-tarefa do Revezamento da Tocha da terra da uva já se movimenta para receber o símbolo fundamental deste grande evento esportivo, no dia 21 de julho, às 11h17, com uma grande festa.

Jundiaí foi privilegiada dentre todas as cidades do Brasil para integrar o grupo seleto das 329 cidades em que a Tocha Olímpica passará. Todas as secretarias da Prefeitura do município estão envolvidas nos trabalhos de organização do evento indo ao encontro dos ideais da tocha.

A chama, que em geral representa paz, união e amizade, no Brasil, remete também ao calor do povo. Por sua vez, o revezamento busca envolver a população nesse momento histórico para aumentar o interesse das pessoas pelo esporte e, principalmente, pelos Jogos, além de valorizar as histórias do Brasil mostrando a força e coragem dos brasileiros como legado de inspiração para as futuras gerações.

Ainda preservando essas diretrizes, esse ano os condutores foram escolhidos de forma diferente. O Comitê Organizador quis encontrar indivíduos que fizessem a diferença nos quatro cantos do País. Sendo assim, foram abertas inscrições no site dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos – Coca-Cola, Nissan e Bradesco -, para que pessoas com histórias de superação, garra e solidariedade fossem indicadas para participar da passagem da Tocha em seu município. As inscrições já foram encerradas, assim como o processo de seleção.

Como vai ser – Funciona assim, a chama foi acesa em 21 de abril por raios de sol na Grécia, berço das Olimpíadas, e veio intacta para o Brasil onde chegou na última terça-feira (03) em Brasília. Agora serão aproximadamente 95 dias de revezamento percorrendo 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas pelo ar, carregada por cerca de 12 mil condutores revezando a cada 200 metros de percurso.

Jundiaí será a 80º cidade a receber o comboio da Tocha e contará com 42 condutores por 9,5 quilômetros. A visita da chama será também uma oportunidade de mostrar a riqueza cultural, geográfica e histórica do município desbravado por bandeirantes, compondo uma parte importante da história do País.

Percurso- O início da rota será na Rodovia João Cereser, altura da Vila Hortolândia e de lá seguirá rumo ao Paço Municipal, na Vila Liberdade. Durante o percurso será permitida uma parada de 15 minutos do comboio, no Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, onde estarão ocorrendo, durante todo o dia, diversas apresentações e atividades em celebração à passagem da Tocha.

Após a retomada do revezamento, os condutores seguirão pela Avenida Frederico Ozanan até a Ponte São João, local em que a chama deixará Jundiaí para seguir seu curso pelo País até o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio2016.

Toda parte logística do comboio do revezamento é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio2016, assim como carros de apoio, seguranças, socorro médico, sinalização de troca entre outras preocupações de formação para passagem da Tocha.

Para mais informações, acesse o site do Rio 2016 (https://www.rio2016.com/). Na rede social, as postagens sobre o revezamento da tocha e os Jogos Olímpicos estão sendo compartilhados com as hashtags #TochaOlimpica, #ChamaGeral e #Rio2016

DivulgaçãoA chama, que em geral representa a paz, união e amizade, no Brasil, remete também ao calor do povo

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/05/forca-tarefa-do-revezamento-da-tocha-em-jundiai-mobiliza-secretarias/