Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras de Dia das Mães

Publicada em 04/05/2016 às 11:27
ReproduçãoDurante todo o ano, o consumidor pode acessar a Cartilha do Consumidor para tirar suas dúvidas

Na semana que antecede o domingo do Dia das Mães cresce o número de consumidores que vão às compras, tanto em lojas físicas quanto online. E para auxiliar, Geslane Lucilia Lopes Rosa, coordenadora do Procon Jundiaí, dá algumas dicas e cuidados que devem ser tomados na hora da compra.

Segundo Geslane, o consumidor deve sempre evitar a compra por impulso. “É importante realizar pesquisas em várias lojas, verificando também se no estabelecimento existe política de troca e quais as condições para realizá-la”, informa.

No caso de eletroeletrônicos, o cliente deve solicitar a demonstração de funcionamento do produto. Quando quiser adquirir celulares, é necessário avaliar o preço do produto e serviços oferecidos, além da garantia contratual e assistência técnica.

Com relação à política de troca, a coordenadora do Procon ressalta que não é obrigação do fornecedor efetuar a substituição do produto. “Quando o problema for por tamanho que não ficou adequado, cor ou modelo que não agradou, o fornecedor só é obrigado efetuar a troca do produto se tiver se comprometido no momento da compra ou se essa for uma política de boa relação com o consumidor”, esclarece.

A política de troca deve ser informada no momento da compra, devendo constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz na loja. Para ter seus direitos preservados na hora da troca, o consumidor deve guardar a nota fiscal ou recibo de compra, termo de garantia e a etiqueta na peça para eventuais trocas ou garantia do produto.

E-commerce – Geslane alerta também para alguns cuidados que o consumidor deve ter em compras online. É muito importante cuidar da segurança do computador para evitar que as informações sigilosas sejam capturadas indevidamente por terceiros, mantendo o antivírus, sistema operacional e programas sempre atualizados, além de atentar para sites e e-mails fraudulentos que direcionam o consumidor para páginas suspeitas.

Também é essencial a presença do cadeado de segurança na barra de endereços, e o consumidor apenas deve digitar informações pessoais e de cartões se o endereço do site iniciar com https. O cliente deve averiguar as informações obrigatórias que todo e-commerce deve conter em local de fácil visualização, como: razão social, CNPJ, endereço da loja física e telefone para contato direto. Não é recomendado comprar em sites que não possuam essas informações.

O cliente deve assegurar-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas são de confiança, lembrando de checar também o valor das despesas com frete e taxas adicionais, que podem encarecer o produto. Deve, ainda, exigir o cupom ou a nota fiscal e lembrar que, de acordo com a legislação vigente, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento que não apenas cartão de crédito.

Para compras em lojas online, o cliente estará protegido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. “Este artigo permite o cancelamento da compra, mesmo que sem motivo, no prazo máximo de 7 dias corridos, contados a partir da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato”, observa Geslane.

Segundo a coordenadora, os produtos mais procurados nessa época do ano são roupas, acessórios, calçados, perfumes, produtos de beleza, eletroeletrônicos, chocolates e flores.

Cartilha do Consumidor – No site da Prefeitura de Jundiaí o consumidor pode acessar a Cartilha do Consumidor para consultar e sanar suas dúvidas sempre que necessário. (Link direto:

Procon nos Bairros – A unidade móvel do Procon nos Bairros fica disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, exceto na semana de Corpus Christi.

Para ser atendido, o consumidor deve estar munido de documentos pessoais e comprovante de transação comercial/contratação da compra do produto ou efetuação do serviço.

Confira a agenda de Maio:

De segunda (2) a sexta (6): Jardim Tamoio – rua Manoel de Almeida Curado, 137 (CRAS);

De segunda (9) a sexta (13): Jardim Tarumã – rua Rio de Janeiro, 980 (em frente à UBS);

De segunda (16) a sexta (20): Jundiaí Mirim – rua Fulgêncio de Godoi, 67 (em frente à UBS);

De segunda (23) a quarta (25): Terra da Uva – rua Ucila Lorencini Tafarelo (em frente ao nº 74);

De segunda (30) a sexta (03/06): Anhangabaú – avenida Carlos Sales Block, 506;

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/04/procon-jundiai-orienta-consumidores-para-as-compras-de-dia-das-maes/