Defesa Civil acompanha alunos da Unicamp em aula de campo no Tamoio

Publicada em 04/05/2016 às 12:48
Paulo GrégioProfessor e alunos do curso de geologia  foram até o Jardim Tamoio  acompanhados pela Defesa Civil

Professor e alunos do curso de geologia foram até o Jardim Tamoio acompanhados pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Jundiaí acompanhou, na manhã desta quarta-feira (4), alunos do curso de geologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em aula prática em área de risco do Jardim Tamoio. O trabalho de campo tem a orientação do professor doutor Alfredo Borges de Campos.

A coordenadora de Orçamento da Defesa Civil, Juliana Salvia Mazzei Segalla, o geólogo Bruno Rocha e a assessora Mônica Pacheco passaram informações sobre a área, responderam perguntas e tiraram dúvidas dos universitários.

“É sempre um prazer colaborar com uma instituição do nível da Unicamp, reconhecida como uma das mais importantes universidades da América Latina e do mundo. É uma parceria de quatro anos que colabora para a formação de novos profissionais”, disse Juliana.

O professor Alfredo Borges de Campos diz que a atividade em Jundiaí é a chance de se desenvolver temas, como escorregamento de solo, captar detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e conhecer o dia a dia de moradores do local.

“Depois é feito o relatório, um mapa que terá a avaliação de todos os setores da área de risco, os aspectos naturais e sociais encontrados aqui no Tamoio, além do perfil de edificações e moradores. É uma experiência muito importante para o crescimento do aluno dentro das peculiaridades do curso. Só tenho a agradecer a Prefeitura e a Defesa Civil por nos ajudar a fazer este trabalho”, comentou Campos.

No grupo de 11 alunos que esteve no Tamoio nesta manhã, uma das mais empolgadas era a judiaiense Julia Tucker Vasques. “Embora more em Jundiaí, estar no Tamoio hoje é uma experiência das mais interessantes. É a oportunidade de ver a cidade com outros olhos, algo que eu nunca tinha feito. Além de ter a chance de aplicar a geologia na prática”, ressaltou.

Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/04/defesa-civil-acompanha-alunos-da-unicamp-em-aula-de-campo-no-tamoio/