Sebrae entrega certificado do Prêmio Prefeito Empreendedor para Bigardi

Publicada em 03/05/2016 às 05:50
Alessandro RosmanO prefeito com comitiva do Sebrae: destaque no apoio ao empreendedorismo

O prefeito com comitiva do Sebrae: destaque no apoio ao empreendedorismo

O prefeito Pedro Bigardi recebeu, nesta terça-feira (3), uma comitiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a entrega do certificado do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Jundiaí foi um dos selecionados no evento bianual.

“Temos buscado estimular a economia, em especial as pequenas empresas, com uma série de programas de governo. Esse tipo de reconhecimento renova esses esforços”, afirmou Bigardi.

Estiveram presentes o gerente do Sebrae Jundiaí, Carlos Eduardo Brandino, e também os analistas Marcelo Costa e Heloísa Couto, além de integrantes da equipe estadual de políticas públicas Jocilei Feitosa Júnior (Juninho) e Júlio César Durante.

De acordo com Carlos Eduardo Brandino, somente 5 dos 18 municípios da regional foram selecionados. O prêmio é concedido a prefeitos que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

Gastronomia – Um dos exemplos de destaque da cidade foi a experiência do festival gastronômico Sabores de Jundiaí, iniciado em 2013 com 7 mil pratos vendidos e assumindo a partir do ano seguinte o patamar de 10 mil. Desenvolvida na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a iniciativa criou inovações como o passaporte, os copos de premiação decorados com símbolos da cidade e até mesmo concursos de fotografias dos pratos do cardápio realizados via Instagram.

Para a diretora Marcela Moro e para a secretária Valéria Silveira de Oliveira, a iniciativa reforçou a visão da cidade como um polo gastronômico regional. O evento reuniu 51 estabelecimentos, mas beneficiou todo um setor que conta hoje com 454 restaurantes, 126 pizzarias, 32 choperias, 11 churrascarias, 148 padarias, 42 panificadoras, 847 lanchonetes e 54 empresas especializadas em lanches.

O reforço da inscrição esteve em declarações de próprio punho de empreendedores, como José Elias Ayache (Andaluz) afirmando que “valeu por todos os aspectos positivos que agregaram muita coisa ao nosso restaurante”. Ou como Tom Nando (Koh Samui) dizendo que “é relevante para a cidade por levar ao público informações sobre as alternativas para comer fora de casa”. Ou ainda como Edson Rabello de Abreu e parceiros (Don Giuseppe) que destacou como o festival é “um fator de expansão de possibilidades gastronômicos e da criatividade de nossos colaboradores”.

O turismo como um todo movimenta na cidade 450 mil visitantes por ano de acordo com os dados disponíveis em levantamento de 2014.

Apoio para a economia – Com ações de apoio para o empreendedorismo de serviços, de turismo, da agricultura ou de pequenos negócios em geral, a Prefeitura de Jundiaí tem um atendimento direto em http://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br/balcaoempreendedor/portal.nsf/V03.02/index?OpenDocument e também orientações específicas nas respectivas pastas para os diversos programas municipais.

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/03/sebrae-entrega-certificado-do-premio-prefeito-empreendedor-para-bigardi/