Guarda responsável de animais reúne Educação e Planejamento

Publicada em 03/05/2016 às 11:55
Fotógrafos PMJSecretários articulam ações sobre guarda responsável dos animais

Secretários articulam ações sobre guarda responsável dos animais

Os secretários José Renato Polli (Educação) e Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente) discutiram, nesta terça-feira (3), a ampliação de ações educativas sobre guarda responsável dos animais, hoje desenvolvidas nas escolas municipais. O encontro contou também com o coordenador e médico veterinário da Cobema (Coordenadoria do Bem-Estar Animal), Jonathann França Ribeiro, e com a veterinária Carolina Ballarini Zetun.

“Faz algum tempo que estamos conversando, por meio do Núcleo de Educação Socioambiental, sobre o trabalho de conscientização, posse responsável e combate aos maus-tratos aos animais. Essa é uma das temáticas que pretendemos, inclusive, desenvolver na proposta curricular”, destaca o secretário José Renato Polli.

Entre os projetos desenvolvidos nas escolas municipais (EMEBs) estão a formação dos educadores e a visita da equipe do Cobema às unidades para conversar com as crianças. De forma descontraída, os alunos tomam conhecimento sobre os problemas causados pelo abandono de animais e sobre a importância de vacinar, castrar, cuidar da saúde e tratar com respeito os animais domésticos (pets).

“Nossa ideia agora é ampliar as ações e produzir um material didático, que contará com material de apoio para os educadores e com material próprio para as crianças, como jogos de tabuleiro e de memória. Com esse trabalho, o nosso objetivo é diminuir o abandono dos animais no município”, ressalta a secretária Daniela da Camara Sutti.

Para o médico-veterinário Jonathan, atuar com os estudantes permite levar a conscientização até os adultos. “A criança absorve com mais facilidade a informação e acaba levando para dentro de casa, para os pais”, afirma.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/03/guarda-responsavel-de-animais-reune-educacao-e-planejamento/