Defesa Civil amplia vigilância com Operação Estiagem

Publicada em 03/05/2016 às 03:51
Arquivo – PMJFocos de incêndio têm maior incidência durante o período de estiagem, que só termina em outubro

Focos de incêndio têm maior incidência durante o período de estiagem, que só termina em outubro

Com a Operação Estiagem em vigor desde domingo (1) em todo o Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Jundiaí volta às atenções para dois conhecidos vilões: a baixa umidade do ar, provocada pela menor frequência de chuva, e a maior incidência de focos de incêndio em virtude da seca.

A coordenadora de Orçamento da Defesa Civil, Juliana Salvia Mazzei Segala, diz que prejuízos ambientais são preocupantes nesta época do ano por conta do fogo em matas e florestas, com atenção especial para a Serra do Japi, mas faz um alerta especial sobre os riscos que a baixa umidade do ar pode trazer à saúde.

“Geralmente acontece o aumento de casos de doenças respiratórias e, por isso, é necessário que as pessoas fiquem atentas ao índice diário da umidade relativa do ar”, diz Juliana.

Entre os cuidados com a saúde, é recomendado o consumo de muita água, evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes e bichos de pelúcia, limpar os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e evitar fazer exercícios físicos quando o ar estiver seco.

Juliana Mazzei informou que a umidade relativa do ar tem de estar acima de 60% para ser ideal. De 60 a 30% é considerada normal. Abaixo de 30%, o município entra em estado de atenção. A situação se complica quando a umidade relativa do ar atinge entre 19% e 12%, índice em que é decretado estado de alerta. Abaixo de 12%, anuncia-se emergência.

Outra preocupação é com os incêndios. Antes mesmo da implantação oficial da Operação Estiagem, a Defesa Civil já esteve em ação para conter focos de incêndio na cidade. “Foram oito atendimentos só em abril”, diz Juliana. A Defesa Civil orienta para que os proprietários dos terrenos particulares limpem seus terrenos e retire os entulhos, que as pessoas evitem soltar balões e bitucas de cigarro.


Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/03/defesa-civil-amplia-vigilancia-com-operacao-estiagem/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br