‘Maio Amarelo’: Prefeitura inicia ações no trânsito

Publicada em 02/05/2016 às 04:18
Dorival Pinheiro FilhoO vereador Gerson Sartori acompanhou o lançamento do 'Maio Amarelo'

O vereador Gerson Sartori acompanhou o lançamento do ‘Maio Amarelo’

Assim como o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’, o ‘Maio Amarelo’ também é mês de reflexões, em busca de um trânsito mais seguro. A campanha foi lançada na tarde desta segunda-feira (2) pelo prefeito Pedro Bigardi e a equipe da Secretaria de Transportes.

Com o objetivo de conscientizar a população, a divisão de Educação no Trânsito vai fazer diversas ações para chamar atenção ao alto índice de acidentes no trânsito. “Esse é o terceiro ano que Jundiaí realiza o Movimento Maio Amarelo. Essa campanha salva vidas, promovendo orientação e educação no trânsito”, pontuou Bigardi.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas. De acordo com a Divisão de Educação e Estatística, em Jundiaí houve uma redução de 10% nos acidentes, entre 2014 e 2015.

Acompanhando o mascote ‘Farolito’, foi oficialmente apresentada a ‘Faixolita’, personagem voltada para campanhas educativas em respeito à faixa de pedestre. “A travessia segura de pedestres terá uma atenção especial. Além disso, haverá uma ação com os ciclistas. Com a importância do uso de equipamentos de proteção e atenção no trânsito”, afirma o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.

Ações – Serão diversas atividades durante todo o mês de maio. Além da divulgação nas escolas, ocorrerão blitz educativas com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; operação travessia segura na faixa de pedestre; palestras em empresas; entre outras.

Já estão confirmados, entre 9 e 20 de maio, no Parque da Uva, o desenvolvimento do programa “Na Pista Certa”, parceria com a Fundação MAPFRE, que transmite para as crianças conceitos sobre a segurança viária. No dia 30 haverá a inauguração de uma pista no Parque da Cidade, em que serão realizadas atividades em conjunto com a Setransp, Peama e DAE. No dia 31, o encerramento será um passeio ciclístico, das 17h às 22h, na avenida Nove de Julho.

O diretor de trânsito, Rogério Alves, afirma que as expectativas são positivas, uma vez que a campanha para a cidade de Jundiaí é permanente e está sendo ampliada. “O movimento Maio Amarelo tem crescido. Prefeituras, meios de comunicação e também outros órgãos têm aderido as ações”.

O diretor enfatiza ainda que a conscientização deve vir de cada um de nós. “Os acidentes de trânsito infelizmente matam e podem ser considerados uma epidemia”, afirma.

Dorival Pinheiro Filho'Faixolita' é a nova mascote no trânsito

‘Faixolita’ é a nova mascote no trânsito

Por Luiza Ronchi

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/05/02/maio-amarelo-prefeitura-inicia-acoes-no-transito/