Mais barata, Virada Jundiaí promove cultura local

Publicada em 28/04/2016 às 03:40
DivulgaçãoVirada Jundiaí vai trazer o cantor e compositor Oswaldo Montenegro

Virada Jundiaí vai trazer o cantor e compositor Oswaldo Montenegro

Pluralidade, alcance e economia marcam a Virada Jundiaí 2016, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Com mais de 80 atrações divididas em 16 locais da cidade, o evento cultural consagrado pelo público em 2015 volta este ano ainda melhor e mais barato aos cofres públicos. O planejamento antecipado gerou uma economia de R$ 93 mil em relação ao ano passado. Outro diferencial é a ampliação da estrutura, que ganhou novos palcos, inclusive em bairros afastados do Centro.

Segundo o secretário de Cultura, Jean Camoleze, a iniciativa vai proporcionar enriquecimento cultural ampliado à toda população. “A Virada Jundiaí é um evento que foi construído considerando a participação da sociedade e tem por princípio promover a diversidade, facilitar o acesso à cultura e contribuir principalmente com a valorização do artista local”, ressalta.

O investimento deste ano, cerca de R$ 790 mil, abre espaço para artistas nacionalmente conhecidos. Já confirmados estão a cantora de MPB Tiê; a banda de rock “IRA!”; o grupo de samba “Originais do Samba”; o cantor e compositor Oswaldo Montenegro; a banda de reggae “Maskavo”; o grupo “Sandália de Prata” com repertório samba-rock e o rapper Thaíde. Além das atrações de renome nacional, a programação conta com diversas atrações locais, abrindo espaço para as ‘pratas da casa’.

A seleção dos artistas que vão se apresentar na Virada Jundiaí levou em consideração a pesquisa “Cultura em SP: hábitos culturais dos paulistas”, desenvolvida em dezembro de 2014, que aponta como gêneros musicais preferidos dos jundiaienses o sertanejo e o samba, pouco contemplados no formato proposto pela Virada Cultural Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.

Apresentações teatrais e coreográficas completam a programação com espetáculos premiados nacionalmente. A “Cia. Jogando no Quintal” traz para Virada Jundiaí a peça “A Rainha Procura”, considerado o melhor espetáculo infantil pelo jornal “Folha de São Paulo” e pela Associação Brasileira de Diretores e Artistas Teatrais. Na dança, a “Anacã Cia. de Dança” leva a coreografia de jazz “EleEla” para o palco do Polytheama, com proposta de 15 bailarinos, que apresentam movimentos inspirados na história do homem e da mulher, de Adão e Eva até os dias atuais.

Novidades – Como destaque da edição de 2016, seis bairros distantes da região central vão receber programação dentro da Virada Jundiaí. “Neste ano, temos seis frentes de trabalho para a programação da Virada Jundiaí. Ivoturucaia, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Retiro, Jardim das Tulipas e Morada das Vinhas recebem muitas atrações, com ocupação hip-hop, encontro de violeiros e mais”, conta o diretor de Ação Comunitária, Kleberson Alexandro Pinto, da Secretaria de Cultura.

Além dos espaços comuns de fomento cultural, como o Parque da Uva, Praça Governador Pedro de Toledo, Museu Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Marquise da Casa da Cultura, Complexo Fepasa e Teatro Polytheama, neste ano também recebem atrações da Virada Jundiaí a Praça Erazê Martinho, na Ponte Torta, a Casa das Letras e o Sesc Jundiaí.

DivulgaçãoCantora de MPB Tiê está entre as atrações confirmadas

Cantora de MPB Tiê está entre as atrações confirmadas

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/28/mais-barata-virada-jundiai-promove-cultura-local/