Evento marca Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

Publicada em 28/04/2016 às 05:54
Alessandro RosmanEncontro reuniu autoridades de Jundiaí e região

Encontro reuniu autoridades de Jundiaí e região

A Secretaria de Saúde de Jundiaí reuniu nesta quinta-feira (28), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), profissionais da área de vigilância em saúde da cidade e da região para celebrar o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Além de Jundiaí, estiveram presentes representantes de Itatiba, Atibaia e Várzea Paulista.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, agradeceu a presença dos profissionais da região e destacou a relevância do evento, especialmente pelo seu significado. “Aqui em Jundiaí temos nos esforçado muito para aproximar o trabalho das vigilâncias, articulando a saúde do trabalhador com os serviços da rede de saúde”, disse.

A diretora de Vigilância em Saúde, Rosa Bueno Monetti, também frisou a importância da participação dos municípios que compõem a região de Jundiaí. “O esforço em equipe, compartilhado, é um desafio para todos em todas as áreas. Esse é um momento para refletirmos sobre os acidentes de trabalho.”

Gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Severino Soares da Costa lembrou de um dos maiores problemas que os órgãos oficiais enfrentam atualmente, que é a subnotificação dos casos ou notificações incompletas. “Isso dificulta a compilação de dados confiáveis e o planejamento de ações”, reforçou.

Para a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) de Jundiaí, Camille Junqueira Guidorizzi, responsável pela organização do evento, além de lembrar a data, a ideia do encontro foi mostrar a preocupação do poder público com a situação dos trabalhadores.

“Acredito que parar, mesmo que apenas por algumas poucas horas, para homenagear aqueles que foram vítimas de acidentes e doenças causados pelo trabalho, é uma forma muito singela de mostrar nossa preocupação. Precisamos nos dedicar ao cuidado com todos os que trabalham antes que eles sejam acometidos por acidentes e doenças”, acredita.

O evento também contou com palestra da diretora de Vigilância em Saúde de São Bernardo do Campo, Andreia de Conto Garbin, profissional com ampla experiência em psicologia do trabalho, saúde mental e trabalho e saúde pública. Ela ressaltou que a importância de datas como essa, que lembram momentos históricos, “para a renovação das energias para o enfrentamento dos problemas”.

O coordenador do Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Jundiaí, Vitor Machado, prestigiou o evento.

Acidentes – Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014, foram 704 mil, sendo 2.783 mil mortes e 251 mil afastamentos por mais de 15 dias.

Outro dado que chama a atenção é o perfil das vítimas. A maioria dos acidentados (68%) são homens e jovens (entre 25 e 29 anos). A região com maior incidência de acidentes é a Sudeste, com 379 mil registros.

“Temos de lembrar também que bilhões de reais são gastos, todos os anos, com recursos públicos direcionados aos acidentes de trabalho. Em 2008, por exemplo, foram R$ 46 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho”, destaca Camille.

História – O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e logo se espalhou por diversos países. A data, 28 de abril, foi escolhida porque neste dia, em 1969, houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, na Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), propõe a data como um dia de reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, a data foi instituída em maio de 2005 por meio da Lei 11.121.

Alessandro RosmanAndreia Garbin falou sobre importância do tema

Andreia Garbin falou sobre importância do tema


Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/28/evento-marca-dia-em-memoria-das-vitimas-de-acidentes-do-trabalho/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br