Agricultores fazem visita técnica ao Agrishow

Publicada em 28/04/2016 às 02:46
ReproduçãoO grupo durante a visita técnica

O grupo durante a visita técnica

Um grupo de agricultores de Jundiaí e região esteve na quarta-feira (27) na 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, em iniciativa da Prefeitura de Jundiaí e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae). A iniciativa visa manter a atualização do setor com os avanços do segmento e envolve também outra visita técnica na Hortitec, em junho, em Holambra.

“Essa parceria com o Sebrae tem sido importante nos últimos anos para estimular esses eventos técnicos”, explica a secretária Valéria Silveira de Oliveira.

Com mais de 800 expositores em 440 mil metros quadrados, a Agrishow é a maior feira do gênero na América Latina e exige dos visitantes um roteiro prévio para explorar os temas de maior interesse.

O grupo, que contou também com a presença do diretor Gilberto Bardi e do engenheiro agrônomo Lourival Dantas Fagundes, teve especial atenção para temas ligados com a fruticultura e com a agricultura familiar. Nesse campo, encontraram materiais como os novos tratores de pequeno porte de marcas como Agrale ou Yanmar e muitos equipamentos cotidianos, inclusive importados, de dimensões reduzidas. Um estande da Itália, por exemplo, era inteiramente voltado para esse setor.

Entre os expositores estiveram também empresas da região de Jundiaí e Campinas. A agricultura de precisão esteve entre os destaques, com sensores ópticos e outras ferramentas de monitoramento de solo.

No Prêmio Brasil Agrociência, a homenagem principal do evento foi para o pesquisador da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves, pela atuação em áreas como inovação, política agrícola e desenvolvimento de instituições. O Prêmio Deusa Ceres, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado, foi entregue ao especialista em café Aldir Alves Teixeira.

Embora não premiado no evento, o agrônomo Afonso Peche Filho, que atua em Jundiaí pelo Instituto Agronômico de Campinas, também foi destaque nesta mesma época como palestrante convidado no Encontro Brasileiro de Educação Ambiental.

O principal foco da visita técnica do grupo esteve mesmo em soluções para a agricultura familiar e nas atividades práticas apresentadas em espaços como o Núcleo de Tecnologia e Demonstrações de Campo.

Agricultores de todo o País participam do evento

Agricultores de todo o País participam do evento


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/28/agricultores-fazem-visita-tecnica-ao-agrishow/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br