Núcleo de Vigilância Hospitalar recebe diretor do hospital Vital Brazil

Publicada em 27/04/2016 às 03:46
Paulo GrégioCarlos Roberto falou sobre animais peçonhentos

Carlos Roberto falou sobre animais peçonhentos

A reunião do Núcleo de Vigilância Hospitalar de Jundiaí, nesta terça-feira (26), no auditório do Paço Municipal, contou com a participação especial de Carlos Roberto de Medeiros, diretor técnico do Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan. O médico foi convidado para falar sobre animais peçonhentos, tema escolhido pelos integrantes do núcleo, que se reúnem bimestralmente.

Carlos Roberto falou sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos dos acidentes envolvendo quatro espécies: serpentes, aranhas, escorpiões e lepidópteros (lagartas de mariposas e borboletas). O médico abordou informações desde a biologia até acidentes e tratamento com esses animais.

Além de representantes do Núcleo, participaram da reunião funcionários da Vigilância em Saúde de Cabreúva e Louveira, soldados do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Para o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, integrante do Núcleo, o conteúdo técnico apresentado foi bastante rico, uniformizando os procedimentos a serem adotados.

“Um dos objetivos da vinda do representante do Instituto Butantan foi estimular a formação de profissionais para identificação das diferentes espécies de animais peçonhentos e indicação correta do tratamento. Além de proporcionar um atendimento qualificado ao acidentado, promoverá o uso adequado e racionalizado dos insumos biológicos”, destacou Ozahata.

Grupo – O Núcleo de Vigilância Hospital de Jundiaí foi criado no ano passado durante o 1º Fórum da Rede Hospital do município, com a missão de ser um espaço de discussão técnica e troca de experiências entre os serviços público e privado, especialmente das doenças de notificação compulsória. O grupo reúne representantes dos hospitais da cidade (públicos e privados), do serviço de urgência e emergência e representantes da Secretaria de Saúde.


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/27/nucleo-de-vigilancia-hospitalar-recebe-diretor-do-hospital-vital-brazil/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br