General de missões da ONU faz palestra no Fórum de Segurança em Jundiaí

Publicada em 26/04/2016 às 12:32
Fotógrafos PMJGeneral Ricardo Rodrigues Canhaci conversa com José Carlos Pires, do GGIM

General Ricardo Rodrigues Canhaci conversa com José Carlos Pires, do GGIM

Com a experiência de quem participou das missões de paz em Angola (1997) e de estabilização do Sudão do Sul (2013/2014), ambas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ainda comandou a Força de Pacificação no Complexo da Maré, zona norte do Rio, em 2014, o general de brigada Ricardo Rodrigues Canhaci será palestrante no 1º Fórum de Segurança Pública e Cidadania de Jundiaí, marcado para 8 de junho na Universidade Paulista (Unip).

Canhaci oficializou sua presença na segunda-feira (25) durante a visita do coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, à sede da 11² Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. Pires esteve acompanhado do diretor da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Transportes, Thiers da Costa Marques.

“Acho muito importante falar sobre segurança pública em um evento como este que Jundiaí organiza. A O trabalho integrado que vocês defendem realmente é a maneira correta de se conseguir resultados imponentes no combate à criminalidade”, destaca o general, logo depois de ouvir a explanação sobre o Fórum feita por José Carlos Pires.

A palestra de Canhaci fará parte do Painel 1, Integração das Forças de Segurança, Administração e Sociedade e está prevista para as 10h30. “O tema combina com a experiência adquirida em campo pelo general em missões internacional e de pacificação, como no Complexo da Maré, no Rio. Sua capacidade teórica também só tem a engrandecer o Fórum”, ressalta o coordenador do GGIM.

Ricardo Canhaci hoje está à frente de uma das mais importantes brigadas do Exército Brasileiro, especializada em intervenções de conflitos urbanos com munição não letal e com funções para agir como uma tropa de elite. Pode atuar ainda em ações específicas, contra o crime organizado por exemplo.

Em seu currículo, além de missões pela ONU e Força de Pacificação, no Rio, consta inúmeros cursos, como o de bacharel pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestre pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio, e graduado em ciências militares pela Escola Superior do Exército da Venezuela

O general é ainda bacharel em Direito pela Faculdade Padre Anchieta (Jundiaí). O militar tem MBA em administração pública pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e é especialista em política e estratégica, curso feito no Centro de Altos Estudos Nacionais, no Uruguai. Canhaci foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola Superior do Exército Libertador Símon Bolívar (Venezuela) e gerente do Departamento de Ensino e gerente da Seção de Adidos da Chefia de Assuntos Estratégicos, ambos do Ministério da Defesa.

Outro oficial do Exército Brasileiro que participará do 1º Fórum de Segurança Pública e Cidadania, em junho, será o coronel Rogério Winter, que fará palestra sobre o tema Conceito de Tecnologia e Inteligência na Segurança Pública.

Fotógrafos PMJDetalhes sobre participação de oficiais do Exército aconteceui na segunda-feira, em Campinas

Detalhes sobre participação de oficiais do Exército aconteceui na segunda-feira, em Campinas


Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/26/general-de-missoes-da-onu-faz-palestra-no-forum-de-seguranca-em-jundiai/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br