Escritório da Junta Comercial é oficialmente inaugurado em Jundiaí

Publicada em 25/04/2016 às 03:05
Paulo GrégioPlaca descerrada: escritório da Junta vira realidade

Placa descerrada: escritório da Junta vira realidade

Inédito na história de Jundiaí, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (25) o primeiro escritório fixo de atendimento da Junta Comercial do Estado (Jucesp) na cidade, que passa a operar nas dependências do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio).

A cerimônia também marcou a assinatura do protocolo de intenções entre o prefeito Pedro Bigardi e o presidente da Jucesp, Jânio Francisco Benith, para futura implementação do sistema “Via Rápido”, mecanismo voltado principalmente aos pequenos e médios empreendedores no sentido de agilizar e facilitar a emissão de alvará de funcionamento por meio de um sistema integrado entre Jucesp, Prefeitura de Jundiaí e Governo do Estado.

Dos 645 municípios integrantes do Estado de São Paulo, Jundiaí é o 28º a conquistar um escritório da Jucesp, tido como o “Poupatempo dos Empreendedores”. A partir de agora, as mais de 23 mil empresas dos ramos de comércio, serviço e indústria instaladas na cidade poderão usufruir da celeridade do órgão para abrir, fechar ou modificar qualquer tipo de alteração contratual.

A previsão é que algumas demandas, desde que a entrada processual reúna todos os documentos, sejam atendidas em até 24 horas. Até então, os processos de Jundiaí eram reunidos pelo Sincomércio e encaminhados ao escritório da Jucesp de São José do Rio Pardo para validação. Por fim, a Inscrição Estadual também sairá com mais agilidade que em outros postos de atendimento.

“Fortalece a cidade, incentiva a economia e facilita a vida de quem vai empreender. Fico feliz porque dezenas de outras cidades também pleiteiam um escritório como esse, e Jundiaí foi a escolhida pela Junta Estadual”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

“Aproximadamente 17 cidades da região ganham com mais esse avanço. Jundiaí ratifica seu papel de liderança e de matriz regional econômica”, afirma o presidente do Sincompercio, Edison Maltoni, que encampou as tratativas por quase dois anos até o sinal verde definitivo.

Sobre os critérios de escolha de Jundiaí para sediar um escritório da Junta, o presidente Jânio Benith foi categórico. “Primeiro, é necessária a demanda. Depois, o interesse da cidade”, cravou.

Na mesma direção caminhou o depoimento do diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), Edison Alexandre, que representou o presidente da entidade, Abram Szajman. “Faltou iniciativa dos governos anteriores para a descentralização de escritórios da Jucesp. O que temos aqui é um caso de sucesso”, afirmou Verifica-se, ainda, segundo dados da Junta Estadual, um aumento no número de empresas ou no número de legalizações de empresas nas cidades onde o escritório da Junta é aberto. “Isso representa um incentivo claro para a atividade econômica, uma ajuda bem-vinda, principalmente aos pequenos e médios empresários nas principais praças econômicas do Estado”, finalizou Jânio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, reforçou “a característica de liderança da cidade no sentido de concentrar um polo de atividades que podem ser usadas por toda região”.

Via Rápido

O protocolo de intenções assinado durante a cerimônia prevê a implementação futura do Via Rápido, mecanismo que deverá agilizar a emissão de alvarás de funcionamento para pequenos e médios empreendimentos. Toda abertura de um comércio, por exemplo, gera um processo que tramita por diversos setores da Prefeitura, como estudo de uso de solo, análise da atividade econômica e vigilância sanitária.

Além disso, necessita de alvará do Corpo de Bombeiros. “Um processo desses pode levar até seis meses. Com o Via Rápido, deve cair para 20 dias. É encurtar o caminho para os pequenos e médios. Vamos em busca de tudo o que pode ser feito no sentido de facilitar e simplificar a vida dessas pessoas”, afirmou o secretário de Finanças, Pedro Galindo.

O Via Rápido unifica em um mesmo sistema dados da Junta Comercial, Prefeitura de Jundiaí e do Governo do Estado.

Também participaram da cerimônia a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, coordenador do GGIM, José Carlos Pires, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, o secretário de Comunicação, André Barros Leite, o secretário de Obras, Júnior Aprillanti, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa do 12º GAC, o presidente da Ciesp de Jundiaí, Mauritius Reisky , o vereador José Dias e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo.

Paulo GrégioBigardi assina protocolo de intenções para o Via Rápido

Bigardi assina protocolo de intenções para o Via Rápido

Por Thiago Secco

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/25/escritorio-da-junta-comercial-e-oficialmente-inaugurado-em-jundiai/