Teatro de bonecos ‘Mamulengos’ é atração no Centro

Publicada em 19/04/2016 às 11:42
DivulgaçãoTeatros de Mamulengos leva temática para valorizar o cinema nacional

Teatros de Mamulengos leva temática para valorizar o cinema nacional

A Secretaria de Cultura, em parceria com a POIESIS – Organização de Cultura –, promove o espetáculo “O Mamulengo no Cinema”, no dia 7 de maio, em frente à marquise da Casa da Cultura, a partir das 11h, na proposta de valorização da cultura popular brasileira e do cinema nacional. A atividade foi viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo.

Com texto, manipulação e vozes do mestre Valdeck de Garanhuns, o teatro de bonecos característico da região nordestina traz para Jundiaí uma vivência singular da arte.

“O Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso adulto, independentemente de cor, sexo ou classe social. Através dele, conseguimos nos transportar para a fantasia mágica do teatro e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo”, salienta Valdeck.

História – O “Mamulengo” é descendente da Comédia Popular Italiana – Comédia Dell’Arte. A ação dramática dos bonecos é feita através de pequenas peças ou passagens não escritas, acompanhadas de muita música, dança e improvisações do apresentador. É uma brincadeira que se adapta com rápida facilidade ao ambiente onde é apresentada. As passagens são totalmente independentes entre si, sem qualquer preocupação lógica.

A Casa da Cultura fica na rua Barão de Jundiaí, 868, Centro. A iniciativa é gratuita.

DivulgaçãoValdeck é reconhecido internacionalmente no manuseio da arte mamulengo

Valdeck é reconhecido internacionalmente no manuseio da arte mamulengo

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/19/teatro-de-bonecos-mamulengos-e-atracao-no-centro/