Sistema de monitoramento intensifica segurança no primeiro trimestre

Publicada em 19/04/2016 às 04:11
Fotógrafos PMJComandante da GM, José Roberto Ferraz, destaca o trabalho objetivo realizado pela equipe

A potencialização do sistema de monitoramento implantado pela Guarda Municipal de Jundiaí mostrou eficiência comprovada pelo salto de ações divulgadas nesta terça-feira (19) pelo setor de Planejamento, Estatísticas e Inteligência (PEI) da corporação. O balanço é referente ao primeiro trimestre 9janeiro, fevereiro e março) de 20016.

De acordo com os números, o sistema OCR (câmeras inteligentes que leem as placas de veículos) captaram 8.515 placas contra 3.820 no mesmo período do ano passado, aumento de 123%. Foram cadastrados 488 veículos pelo sistema.

Só no primeiro trimestre de 2016 foram recuperados 96 veículos por meio do OCR e patrulhamento. Em 2015 neste mesmo período foram recuperados 101 veículos.

Um dos pontos que mais se destaca neste balanço é o grande número de pessoas procuradas pela Justiça que foram recapturadas. Foram localizados 19 foragidos por meio de patrulhamento e ações integradas com outras forças de segurança que atuam na cidade No ano passado, durante três meses, foram 12 prisões. O aumento é de 58%.

Os números mostram também os atendimentos feitos pela Ronda Escolar da Guarda Municipal. Neste primeiro trimestre foram atendidos pela ronda escolar 65 ocorrências criminais em escolas municipais, estaduais e particulares. Com isso, houve um acréscimo de 16% em relação em comparação ao ano passado quando foram registradas 55 ocorrências.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, diz que o resultado do balanço, que começou a ser feito a partir do primeiro ano da administração Pedro Bigardi, está ligado pelo trabalho conjunto

“Através desses indicadores, passaram a ocorrer reuniões mensais de trabalho com os chefes responsáveis por cada um dos setores da corporação. Com isso, criou-se a possibilidade de entender as ocorrências de forma mais objetiva, o que precisa ser melhorado para o aprimoramento do trabalho da Guarda Municipal”, explica.

Por Luciano Guerino

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/19/sistema-de-monitoramento-intensifica-seguranca-no-primeiro-trimestre/