Encontro aborda ações do Programa Saúde na Escola

Publicada em 19/04/2016 às 11:51
Fotógrafos PMJLuiz Carlos Miyashiro fala durante encontro

Luiz Carlos Miyashiro fala durante encontro

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, desenvolvido em Jundiaí pelas Secretarias de Educação e Saúde, foram abordadas, nesta terça-feira (19), em encontro no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, com profissionais de escolas municipais da região Norte.

Implantado no município desde 2014, o PSE desenvolve em cinco escolas municipais ações de saúde bucal e oftalmologia, atualização vacinal e avaliação antropométrica. Cerca de 2, 5 mil alunos e 0 a 10 anos são atendidos nas Emebs Patrícia Pires, Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Professora Aparecida Bernardi do Amaral, Professor João Fernandes Neto, localizadas no bairro Morada das Vinhas, e Américo Mendes, no bairro dos Fernandes.

“O programa facilita o acesso das crianças ao serviço, uma vez que aproveita o espaço escolar para levar os cuidados. Quando é encontrada alguma alteração, é feito o encaminhamento para o serviço específico. Além das escolas, contamos com o suporte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Morada das Vinhas, Corrupira e Parque Centenário”, explica o dentista referência técnica em saúde bucal da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Miyashiro, articular do PSE.

Os resultados da parceria já são considerados positivos. Segundo Miyashiro, houve 80% de resolutividade nos problemas de saúde bucal, e com a avaliação antropométrica foi detectado que 40% dos alunos estão acima do peso. “Agora, vamos atuar em cima disso.”

Nova ação – Entre as novas ações previstas, a gestora do Núcleo de Educação Sociocomunitária da Secretaria de Educação, Marineide Vila Boas, informou que está a implementação das hortas escolares nas Emebs. “Neste ano, vamos focar na alimentação saudável para reduzir o índice de obesidade. A horta, que contará também com plantas fitoterápicas e aromáticas, valorizando o conhecimento da comunidade, será uma das iniciativas”, comenta.

Os professores e pais também receberão formações sobre a temática.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/19/encontro-aborda-acoes-do-programa-saude-na-escola/