Secretário apresenta trabalho de gestão de resíduos para bispo

Publicada em 18/04/2016 às 11:44
Cleber de AlmeidaSecretário falou de ações desenvolvidas no município

Secretário falou de ações desenvolvidas no município

Por conta do tema da Campanha da Fraternidade de 2016, ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, apresentou, na manhã desta segunda-feira (18), ao bispo Dom Vicente Costa, todo o trabalho de gestão de resíduos sólidos desenvolvido em Jundiaí.

A Igreja Católica trabalha o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. “A questão abordada pela Campanha passa pelo trabalho na secretaria e leva os fiéis a refletirem sobre o descarte correto dos resíduos, cuidados com a água e o meio ambiente. Por isso, viemos propor ações para despertar a conscientização da população”, comentou.

Aguinaldo destacou que ocorreram recentes parcerias importantes com a Igreja. Uma delas foi a palestra ‘Tratamento de Resíduos Sólidos”, na Paróquia São José, no Almerinda Chaves. O evento marcou a abertura do 1º Encontro do Conselho Regional da Ação Evangelizadora (Crae). Cerca de 35 pessoas, entre padres, diáconos e representantes das pastorais participaram.

Outra ação da pasta foi um mutirão de limpeza em parceria com o Grupo Jovens Com Cristo, do bairro Ivoturucaia, no dia 2, na ação “Bairro Limpo”. Mais de 18 toneladas de trecos e 75 toneladas de entulho foram removidas durante o trabalho. Cerca de 50 pessoas participaram.

O secretário convidou o bispo para conhecer o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) e a Estação de Tratamento de Esgoto. “A questão em Jundiaí é bem trabalhada e fundamentada e está dentro da temática da Campanha da Fraternidade”, comentou o bispo, que em breve deve fazer a visita.

Na ocasião, o secretário aproveitou para entregar o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, que escreveu em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.

A reunião contou com a presença da coordenadora da Caritas, Maria Rosângela Moretti, do diretor jurídico da Secretaria de Serviços Públicos, Clayton Salviano e do assessor José Simões.

Cleber de AlmeidaVisita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será agendada

Visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será agendada


Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/18/secretario-apresenta-trabalho-de-gestao-de-residuos-para-bispo/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br