Emoção marca início do Campeonato Aberto com homenagem a Xisté

Publicada em 16/04/2016 às 01:08
Paulo GrégioAtletas, técnicos e pais participaram da abertura do Campeonato Aberto de Futebol Sub 13 e Sub 17

O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia participou da abertura do Campeonato Aberto de Futebol Sub13 e Sub 17, que esse ano leva o nome de Wilson Roberto Baialuna, o Xisté. A cerimônia, neste sábado (16) no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, contou com a presença de cerca de 200 pessoas entre atletas, técnicos e pais.

“É uma satisfação muito grande estar aqui novamente para dar início a mais um campeonato aberto, que acima de tudo visa incentivar e fomentar a prática esportiva na cidade conforme desejo do nosso prefeito Pedro Bigardi. Muito me alegra também poder homenagear grandes figuras do esporte na cidade, que contribuíram para a preservação e desenvolvimento da prática no município. Xisté, é uma honra ter seu nome em nosso campeonato, obrigada pelo esforço e dedicação em prol do futebol”, disse Maffia, reforçando as diretrizes da pasta e parabenizando o homenageado da temporada.

Xisté nasceu em Jundiaí e foi na própria Terra da Uva onde desenvolveu seu carisma pelo futebol. Em 1970 integrou uma seleção amadora da cidade que enfrentou o Paulista em amistoso local. A partida terminou empatada sem gols, mas o Paulista resolveu chamar dois jogadores do time adversário para testes: Formiga e Serginho Chagas. Como Formiga não foi, Xisté acabou sendo aprovado e assinou um contrato de 10 meses com o clube.

Depois do Paulista, atuou em diversos times como Palmeiras, São José do Rio Preto, Ceub, ABC de Natal, Atlético de Goiás, Fernandópolis, Taquaritinga e EC Campo Limpo, onde encerrou a carreira, pois com saudade da família viu a possibilidade de aposentar as chuteiras perto de casa e no auge de seu rendimento. Hoje com 66 anos é servidor público da Prefeitura de Jundiaí e atua no Centro Esportivo José Brenna, o Sororoca.

“Vocês estão testando meu coração, não é mesmo?! É uma satisfação imensa fazer parte desse torneio que valoriza os jovens que sonham em um dia serem jogadores profissionais ou amadores. Mas o importante mesmo é vocês enxergarem no esporte a chance de uma vida melhor e de construção de caráter, pois posso ter contribuído para história até hoje, mas só vocês podem dar continuidade a isso tudo que estamos vivendo. Obrigada a todos”, disse Xisté emocionado com a homenagem.

Estavam presentes também os diretores de Esportes Luis Alessandro Baggio e Bruna Lazarini que prestaram suas gratificações ao patrono do campeonato.

Este ano participam do Troféu Wilson Roberto Baialuna 29 equipes representando a série clubes e 6 a série complexos esportivos. As disputas começam no próximo sábado (30).

Paulo GrégioMaffia homenageia Xisté, patrono do campeonato aberto deste ano

Maffia homenageia Xisté, patrono do campeonato aberto deste ano

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/16/emocao-marca-inicio-do-campeonato-aberto-com-homenagem-a-xiste/