Urbanismo Caminhável disponibiliza materiais em portal eletrônico

Publicada em 15/04/2016 às 03:44
Arquivo – PMJAtividades envolveram técnicos, adultos e crianças ao longo de seis meses

Atividades envolveram técnicos, adultos e crianças ao longo de seis meses

O portal do projeto-piloto Urbanismo Caminhável está com novo acesso virtual pelo endereço http://urbanismocaminhavel.jundiai.sp.gov.br. Nele, além de registros sobre as atividades do projeto no Centro Histórico, como as expedições urbanas, as oficinas de mobiliário urbano, a instalação de dois “parklets” e as variadas oficinas temáticas, os visitantes poderão encontrar documentos como os manuais de intervenções urbanas ou os relatórios técnicos.

“Esse conteúdo pode ser encarado principalmente como um material de apoio e aprendizado sobre a busca de uma cidade para pessoas, em um debate estimulado pelo prefeito Pedro Bigardi”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Daniela da Camara Sutti.

Além de especialistas e técnicos de diversos setores da Prefeitura, o projeto contou com a participação de moradores em suas atividades. .

Entre os materiais didáticos disponíveis para download estão os cadernos de Índice de Caminhabilidade, de Parklets (1 e 2), de Relatórios (1, 2 e 3) e de Propostas de Intervenções. Também os manuais de montagem de marcenaria para Bancos Grandes, Bancos Pequenos, Cadeiras (1 e 2) e Mesas e mais estudos cicloviários.

O projeto Urbanismo Caminhável foi implementado pela Prefeitura de Jundiaí entre maio e novembro de 2015 em parceria com o Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it), Entre outros efeitos, o projeto gerou a minuta para um decreto municipal para instalação de parklets privados e elementos incorporados ao desenho urbano no Plano Diretor Participativo. E também deixou como referência uma série de mobiliários (e dois parklets) que comprovaram a necessidade de estruturas de apoio para pedestres.

Também alcançou repercussão nacional, tendo sido apresentado no Seminário Internacional Cidades a Pé e também em oficina técnica do projeto sobre mobilidade de baixo carbono, do Ministério das Cidades.

Veja também:

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/30/seminario-internacional-cidades-a-pe-destaca-jundiai/

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/30/obras-de-escadao-e-centro-das-artes-recebem-visitas-tecnicas/

Arquivo – PMJO parklet foi um dos testes de apoio à caminhabilidade

O parklet foi um dos testes de apoio à caminhabilidade


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/15/urbanismo-caminhavel-disponibiliza-materiais-em-portal-eletronico/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br