Cultura abre inscrições de projetos para a galeria Fernanda Perracini

Publicada em 15/04/2016 às 01:41
Arquivo – PMJCinco projetos serão selecionados para temporada 2016

Cinco projetos serão selecionados para temporada 2016

Estão abertas, até o dia 30 de maio, as inscrições para projetos de exposição para a tempora 2016 da Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro Polytheama). Dentre as mais diversas linguagens artísticas, serão selecionados projetos de pintura, gravura, desenho, escultura, instalações, videoarte, fotografia, colagens, design e objetos.

O edital com o regulamento foi publicado nesta sexta-feira (15) na Imprensa Oficial do município (páginas 9 a 12). Os interessados podem entregar os documentos pessoalmente ou encaminhado pelos Correios na Fundação Casa da Cultura e Esportes (rua Barão de Jundiaí, nº 202, Centro – CEP: 13201-010 – Jundiaí – São Paulo), com remetente à Diretoria de Teatros.

Das propostas, cinco vão compor a temporada 2016 e no mínimo uma delas, exclusiva de artista jundiaiense. As exposições devem ser inéditas na cidade e deverão cumprir com exigência de promover um trabalho à parte, como oficinas e workshops, durante período expositivo. A premiação dos selecionados será de R$ 6 mil.

A comissão julgadora vai ser composta por três profissionais notoriamente reconhecidos no âmbito das artes visuais, convidados pela Fundação Casa da Cultura. Pontuações de 0 a 10 serão aplicadas nos seguintes critérios à cada projeto: relevância cultural; relevância artística; técnica; coerência; criatividade; estética e conceito; adequação ao espaço da galeria e currículo artístico do preponente.

Programa – Só em 2015, as exposições da Galeria Fernanda Perracini atingiram a marca de 600 visitantes. Para ação deste ano, a expectativa é superar a marca. “A temporada 2016 da galeria continua como um espaço integrado de artes junto ao Teatro Polytheama, possibilitando uma maior difusão cultural em nossa cidade”, salienta o secretário de Cultura, Jean Camoleze.

Para a diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, a galeria é um espaço singular na promoção das artes plásticas. “O Polytheama abriga as mais diversas linguagens artísticas e nesta mescla, a galeria cumpre o papel de acolher as artes visuais”, destaca.

Novidade – Para a temporada 2016, as cinco exposições, cada qual dentro de seu período expositivo, vão contar com a presença de um mediador, que vai conduzir o diálogo entre o público e as obras. “Escolas, professores e público em geral poderão ter um diálogo mais elaborado com as exposições. As visitas mediadas serão agendadas e o mediador vai promover propostas de apreciação, de análise e de interação com o conteúdo”, ressalta Heloísa. As inscrições vão até 30 de maio. O Edital completo e a ficha de inscrição estão dispostos também na internet

(http://cultura.jundiai.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/Edital-Galeria-Fernanda-Perracini-Milani.pdf).

Arquivo – PMJEspaço propõe vivência gratuita de apreciação às artes visuais

Espaço propõe vivência gratuita de apreciação às artes visuais


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/15/cultura-abre-inscricoes-de-projetos-para-a-galeria-fernanda-perracini/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br