Encontro sobre ‘Economia Solidária’ prepara ações para 2º semestre

Publicada em 14/04/2016 às 03:11
Arquivo – PMJ"Ação adianta ações do Fórum de Economia Solidária em Julho", adianta Vitor

"Ação adianta ações do Fórum de Economia Solidária em Julho", adianta Vitor

A Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda promove o “Encontro Pré-Fórum de Economia Solidária”, na segunda-feira (18), a partir das 14h, no auditório do Paço Municipal, para a troca de informações acerca do projeto “Economia Solidária”.

Na reunião, as seguintes temáticas serão pontuadas: regulamentação do projeto; frentes de trabalho e exemplos de coletividade, como ocorre com idosos no Centro de Convivência da Vila Hortolândia, com a fabricação de pães.

Para Vitor Machado, responsável pela Coordenadoria do Trabalho, a iniciativa adianta as ações do “Fórum de Economia Solidária”, programado para o segundo semestre de 2016 – em julho – com a participação ativa da população.

“O projeto cumpre o plano do governo do prefeito Pedro Bigardi de fomentar a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo, baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão”, salienta.

Economia Solidária – É o conjunto de atividades econômicas, de produção, de distribuição, de consumo, de finanças e de crédito, organizadas e realizadas por trabalhadores de forma coletiva e auto gestionária. Composto de empreendimentos coletivos, de diferentes arranjos e tamanhos, que possuem como características a cooperação dos membros, a distribuição justa do resultado – proporcional ao trabalho realizado – a gestão coletiva e democrática dos associados, esse modelo promove uma distribuição mais equitativa das riquezas geradas, por meio de ajuda mútua e benefícios coletivos, com preocupação ambiental e inclusão social.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/14/encontro-sobre-economia-solidaria-prepara-acoes-para-2-semestre/