Professores recebem formação do Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Publicada em 13/04/2016 às 04:51
Alessandro RosmanO Transforma apresenta diversas formas de trabalhar o esporte como ferramenta de educação

O Transforma apresenta diversas formas de trabalhar o esporte como ferramenta de educação

Professores da rede pública e privada de ensino de Jundiaí e Franco da Rocha estiveram, nesta quarta-feira (13), no anfiteatro da Escola Superior de Educação Física (Esef) em uma ação do programa Transforma – parceria entre o Ministério da Educação e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A proposta do programa é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do país criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos Olímpicos e seus valores na rotina escolar. O Transforma leva capacitação para professores em todo Brasil apresentando diversas formas de trabalhar o esporte como ferramenta de educação, além de democratizar o acesso às modalidades não convencionais, como hóquei sobre grama, rúgbi, goalball, lutas entre outros.

Além disso, oferece, de forma gratuita, materiais didáticos, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades sobre a história, a simbologia e os valores dos jogos olímpicos e paraolímpicos.

O secretário de Educação em exercício, Marcel Ercolin, valoriza muito a iniciativa do programa como ferramenta que agrega na formação da cidadania. “O Transforma abre margem para que a escola trabalhe com perspectivas não usuais do esporte, levando em conta o lado mais humano e menos competitivo, em que fica evidente a valorização do indivíduo, assim como a ética, companheirismo e solidariedade”, concluiu.

Em Jundiaí o programa já integra 20 escolas públicas. As atividades vão além da sala de aula, com festivais esportivos que permitem que o público em geral experimente novos esportes. O de Jundiaí será neste sábado (16), na Emeb Judith Almeida Curado Arruda e contará com atletas profissionais que se apresentam ao público, aumentando a interação entre esportistas e população reforçando o clima de confraternização dos Jogos.


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/13/professores-recebem-formacao-do-comite-dos-jogos-olimpicos-rio-2016/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br