Educação faz encontro para discutir proposta curricular

Publicada em 13/04/2016 às 03:35
Fotógrafos PMJUm novo encontro ocorreu nesta quarta, com 650 profissionais envolvidos

Um novo encontro ocorreu nesta quarta, com 650 profissionais envolvidos

A Secretaria de Educação reuniu, nesta quarta-feira (13), no Centro de Capacitação, no Complexo Argos, mais de 650 profissionais que atuam nas pré-escolas da rede municipal de ensino. O grupo participou de mais um encontro para a construção coletiva da proposta curricular da Educação Infantil 2.

O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de 4 e 5 anos. Entre os eixos propostos estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.

De acordo com a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, o processo, iniciado em 2015, deve ser concluído ainda neste semestre, com a publicação da proposta. “Fizermos uma série de formações e os representantes eleitos nas escolas levavam as reflexões para as unidades e traziam as considerações. A partir daí, redigimos a versão preliminar, que voltou às unidades para que os grupos analisassem. Hoje, estamos fazendo a leitura das sugestões e, posteriormente, a comissão verá o que será incluído ou alterado e fará a versão final do documento”, explica.

Novidade – No município, esta é a primeira vez que a proposta curricular é construída de forma coletiva. “O que queremos é ter um currículo com a cara da cidade, com a nossa identidade”, destaca Isabel.

A cozinheira Maria Helena Santana Agosta, da Emeb Dr. Ramiro de Araújo Filho, no Vianelo, depois de meses empenhada no trabalho, acredita que toda a rede vai ganhar com esse novo documento. “Com certeza, a nova proposta vai para a escola com a cara da rede. Nós trouxemos a voz da escola e tudo está de acordo com a prática, com o que é feito nas unidades. Eu, por exemplo, sou cozinheiro e também pude trazer o meu olhar, que é diferente do de um professor. Eu pude contribuir com um olhar humano e diferente. Isso tudo enriqueceu o documento. Só tenho a agradecer pela oportunidade.”

Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/13/educacao-faz-encontro-para-discutir-proposta-curricular/