Nova praça valoriza tradicional feira livre do Vianelo

Publicada em 12/04/2016 às 11:45
Dorival Pinheiro FilhoA feira do Vianelo voltou a ocupar a praça Francisco Pessolano, ao lado da rua 23 de Maio

A reforma da praça Francisco Fernandes Pessolano, no Vianelo, teve, no sábado (9), a volta de barracas da sua Feira Livre, que ocorre semanalmente no local e nas ruas João Scabin e Fortunato Mori. Aprovada por feirantes e visitantes, a readequação do espaço também vai ser marcada por um evento chamado “Sexta no Bairro”, agendado para 29 de abril.

“A feira estava provisoriamente no entorno desde o segundo semestre do ano passado e agora voltou à sua disposição normal. Estivemos no local na manhã de sábado e percebemos uma grande aceitação”, afirmou a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira,

A reforma da praça, solicitada pela comunidade, teve seus estudos iniciais na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e depois foi assumida pela Secretaria de Serviços Públicos. Além de nova iluminação, teve o piso reforçado para passagem de caminhões da feira (também evitando o acúmulo de água) e mais parque infantil, academia ao ar livre e poda de árvores. Agora está em fase final de paisagismo.

Mesmo não sendo um ponto turístico, como ocorreu com os varejões noturnos, as feiras livres promovem um deslocamento de pessoas da própria cidade em busca de seus feirantes prediletos em cada bairro. Um dos motivos, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, é a combinação de variedade, qualidade e preços.

Atualmente Jundiaí conta com quatro varejões (Agapeama, Vila Arens, Anhangabaú e Eloy Chaves). e também 17 varejões diurnos, 14 feiras livres, duas feiras de orgânicos e mais 6 pontos de Circuito das Frutas nos terminais e mais 19 pontos de produtor na praça, além dos pontos do programa Pesca Econômica.

Os cuidados com o ambiente urbano, como ocorreu na praça do Vianelo, reforçam na visão do setor esses eventos tradicionais. A feira no local, que existe há várias décadas e já chegou a ocupar uma área ao lado da Ponte Torta, ocorre todos os sábados, das 6 às 12 horas.

Confira mais sobre a rede municipal de abastecimento: www.jundiai.sp.gov.br/agricultura-e-abastecimento/abastecimento/

Sexta no Bairro – A Prefeitura Municipal, em uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e Secretaria Municipal de Cultura, vai promover na praça Francisco Fernandes Pessolano, no dia 29 de abril, o evento “Sexta no Bairro”, para comemorar a entrega das obras no local.

Inspirado no evento “Sexta no Centro”, essa iniciativa ocorre das 18 às 22 horas com a presença na praça de atrações musicais e também de barracas de gastronomia, ligadas ao Varejão Noturno, e de barracas de artesanato, ligadas ao programa Jundiaí Feito à Mão.

Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/12/nova-praca-valoriza-tradicional-feira-livre-do-vianelo/