Equipes das escolas participam da construção da proposta curricular

Publicada em 11/04/2016 às 01:51
Cleber de AlmeidaProfessores participam ativamente da proposta curricular

Professores participam ativamente da proposta curricular

As equipes das escolas de Educação Infantil 2 da rede municipal de ensino deram mais um passo, nesta segunda-feira (11), para a conclusão da proposta curricular do segmento. O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de 4 e 5 anos. Essa é a primeira vez, em Jundiaí, que a proposta curricular é construída de forma coletiva.

“Iniciamos esse processo em 2015, com a participação dos profissionais em seis palestras e, posteriomente, reflexão das temáticas nas unidades escolares. A partir da reflexão, um representante de cada Emeb trazia as considerações da equipe, que foram utilizadas para a escrita, pela comissão curricular. Esse texto foi enviado para as escolas e, nesta segunda-feira, os educadores estão analisando e incluindo suas considerações”, informa a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa.

Entre os eixos tratados no documento estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.

Diferencial – A Emeb Professora Maria Lúcia Massarente Klinke é uma das escolas em que a equipe se ‘debruçou no texto.’ Segundo a diretora da escola, Luciana Cristina da Silva, a oportunidade de participar da construção da proposta é um grande diferencial da gestão. “Até então, todos os modelos chegaram prontos para rede. Desta vez, os professores estão atuando desde o início. Isso faz com que o currículo fique mais próximo do que a gente faz, do que se acredita e do que temos que percorrer para atingir a educação de qualidade. Com os nossos saberes incorporados, o currículo terá a identidade do município”, comentou.

A professora Ivani Ribeiro de Paula, há cinco anos na rede, também destacou a importância do processo participativo. “Tudo isso tem sido muito importante. Nós que somos coadjuvantes, estamos podendo dar opinião e tecer juntos as práticas que darão sentido para as propostas.”

Na próxima quarta-feira (13), a Secretaria de Educação faz uma plenária com os representantes de todas as escolas. No evento, será apresentado o material enviado pelas equipes. A previsão é concluir neste semestre.

Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.

Por Roberta de Sá

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/11/equipes-das-escolas-participam-da-construcao-da-proposta-curricular/