Coordenadoria inicia campanha ‘Se liga 16’ nesta terça (12)

Publicada em 11/04/2016 às 04:41
DivulgaçãoCampanha busca conscientização

Campanha busca conscientização

A Coordenadoria da Juventude inicia, nesta terça-feira (12), a campanha “Se liga 16”. A ação, que será em diversas escolas estaduais durante o mês de abril, vai conscientizar jovens sobre a importância do voto e participação no processo eleitoral logo aos 16 anos. A atividade é parceria com o Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), Cartório Eleitoral de Jundiaí, Diretoria Regional de Ensino, e entidades da sociedade civil.

“Na palestra, abordamos temas como a tripartição dos poderes, atribuições dos cargos eletivos, crimes eleitorais e muito mais. A verdade é que não só a juventude, como a população do geral, tem muitas dúvidas sobre como funciona o sistema eleitoral, e a ideia é fazer um bate-papo sobre isso”, explica a titular da Coordenadoria, Narrinam Camargo.

O primeiro encontro está marcado para a Escola Estadual Eloy de Miranda Chaves, das 10h às 12h, nesta terça-feira (12). “As reuniões vão ter a presença de membros do Comjuve e professores das escolas estaduais. Para a palestra, vamos trabalhar com a cartilha do Jovem Eleitor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é bem didática e educativa. A participação dos professores também é uma inovação e será muito importante, pois eles já trabalham o tema dentro do componente curricular das disciplinas”, destaca a coordenadora.

Natan Rodrigues Solin, presidente do Conselho de Juventude, explica que os interessados poderão fazer um pré-cadastro do Título de Eleitor já nos encontros. “A ideia do Conselho é que os estudantes tenham esse primeiro contato sobre política e votação, para que, antes da obrigatoriedade, tenham um entendimento maior sobre o assunto”, destaca.

Título Eleitoral – No Brasil, para as pessoas de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, porém já têm direito de votar. Neste ano, o prazo final para a inscrição de novos eleitores termina no dia 4 de maio.

Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/11/coordenadoria-inicia-campanha-se-liga-16-nesta-terca-12/