Defesa Civil participa de oficina preparatória para Operação Estiagem

Publicada em 07/04/2016 às 12:36
DivulgaçãoAula prática para treinamento de brigadistas realizada no segundo dia da oficina em Valinhos

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmou para 1º de maio o início da Operação Estiagem 2016 e, como prévia, promove oficinas preparatórias para equipes das Defesas Civis em várias regiões do Estado.

Seis agentes de Jundiaí estiveram no treinamento em Valinhos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Policiamento Ambiental e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A atividade foi dividida em dois dias. Na parte teórica, foi discutido situações de anormalidade, além de assuntos relacionados à Operação Corta-Fogo e a atual situação do combate ao mosquito Aedes aegypti, com foco nas regiões com maior incidência de ocorrências.

Outros temas abordados foram solicitações de recursos resposta/reconstrução, o Programa Município Verde Azul, o uso de aeronaves de combate a incêndios, kit estiagem, fiscalização de queimadas e incêndios florestais e a importância da formação regional de brigadistas e como são acionados pelo Corpo de Bombeiros.

No segundo dia da oficina, na semana passada, o Corpo de Bombeiros foi responsável pelas aulas práticas para a formação de brigadistas. “Foi uma oficina de extrema importância para aprimorarmos, conhecimento e agregarmos experiências com equipes de outras cidades”, diz a chefe da Divisão de Orçamento da Defesa Civil de Jundiaí, Juliana de Salvia Mazzei Segala.

De acordo com Juliana, os municípios que cumpriram todos os critérios de preparação para a Operação Estiagem estabelecidos pela Sedec-SP poderão receber kit de estiagem, composto por equipamentos mínimos para uma brigada de incêndio.

Por ter uma área de preservação em seu território, a Prefeitura de Jundiaí iniciou a preparação para o período de estiagem, que se estende até setembro, com antecipação. O Comitê de Combate a Incêndios, criado no ano passado, já fez a primeira reunião para traçar estratégias para o período, com foco especial na proteção da Serra do Japi

O comitê reuniu representes da Defesa Civil (Jundiaí, Cajamar e Cabreúva); Secretaria do Meio Ambiente de Cabreúva; Corpo de Bombeiros de Jundiaí; Fundação Serra do Japi, Guarda Municipal (Jundiaí e Cajamar), Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e AutoBAn, concessionária que administrada as rodovias Anhanguera e Bandeirantes

Ficou definido que a Divisão da GM de Jundiaí ficará à frente das ações, com emprego de equipamentos e pessoas, tanto para as intervenções preventiva quanto no combate a incêndio.

Ainda ficou definido a elaboração de um mapa, que será dividido em quadrantes e indicará as coordenadas (latitude e longitude), que será disponibilizado a todos os integrantes do Comitê. O objetivo é a melhor identificação do local de eventuais focos de incêndio no Japi.

Moradores das áreas do entorno da Serra do Japi, em Jundiaí e Cabreúva, voltarão a ser cadastrados e orientados para não fazer o uso de fogo na estiagem. Eles também formarão um canal de informação no caso de visualização de focos de incêndio.

Ficou definido ainda que será retomada a formação da Brigada de Incêndios Voluntária, por meio da Fundação Serra do Japi, com a participação de pessoas que já participaram no ano passado. A Brigada terá como missão viabilizar auxílio de terceiros às ações de combate a incêndios no Japi.

Serão oferecidos treinamentos de pessoal para combate a incêndios através de parceria com a Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, nos mesmos moldes do ano anterior, permitindo com isso aprimorar ações estratégicas de com bate a focos de incêndios.

Como medida de prevenção, será trabalhada forma de campanhas de combate a incêndios e soltura de balões, para proteção da Serra do Japi.

DivulgaçãoAtividade reuniu Defesas Civis de municípios da região em uma extensa programação

Por Ivan Lopes

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/07/defesa-civil-participa-de-oficina-preparatoria-para-operacao-estiagem/