Rota Turística do Castanho prepara teste de “experiência vivencial”

Publicada em 06/04/2016 às 03:12
Logotipo da nova rota turística em andamento

Logotipo da nova rota turística em andamento

Terceira rota turística em implantação no município de Jundiaí (SP), a Rota do Castanho está sendo criada por alguns estabelecimentos locais tendo como proposta inicial um roteiro que pode ser chamado de “experiência vivencial” ao levar visitantes para circuitos guiados de um dia onde o contato com o mundo rural acontece com degustação vinícola, contato com cultivos orgânicos e também visita ao processo original do café em sua moagem e torrefação, além de produtos e comidas locais.

As duas outras rotas turísticas implantadas ocorrem com a maior delas, a Rota da Uva na região do Caxambu, Toca, Roseira e Colônia, e com a Rota da Terra Nova, na região da borda da Serra do Japi.

“O turismo tem sido um setor crescente não apenas para a economia e os empregos de Jundiaí, mas também para a conservação da zona rural e do meio ambiente”, afirma a secretária Valéria Silveira de Oliveira, da Agricultura, Abastecimento e Turismo.

De acordo com Ricardo Leme da Silva, da Adega Castanho, a proposta vem sendo desenvolvida ao lado do Carpe Diem e do Sítio do Ivan. Na primeira, onde é especialista em degustação, aconteceria o café da manhã e a experiência vinícola. Na segunda, os pratos tradicionais no almoço e o contato com o mundo do café. E no terceiro a experiência com a produção sustentável feita como parte do grupo Jundiaí Orgânicos.

O formato final ainda será aprimorado depois do evento-teste que está sendo organizado neste trimestre. A abertura ao público será definida a partir desse evento.

Para a diretora Marcela Moro, a proposta em desenvolvimento pelos parceiros na região (que é vizinha da Serra dos Cristais) atende a uma tendência contemporânea do turismo que é o consumo de experiências em vez de apenas produtos. “É algo de que você vai se lembrar por muito tempo, como está sendo buscado também na Rota da Uva e na Rota da Terra Nova”, afirma.

Veja também:

http://turismo.jundiai.sp.gov.br/

http://turismo.jundiai.sp.gov.br/2016/03/rota-turistica-da-terra-nova-avanca-com-novos-reforcos/

]

http://turismo.jundiai.sp.gov.br/2015/11/mapa-da-rota-da-uva-reforca-projeto-de-rotas-turisticas/


Por José Arnaldo de Oliveira

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/04/06/rota-turistica-do-castanho-prepara-teste-de-experiencia-vivencial/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br