Saúde faz capacitação de dança circular para profissionais da rede

Publicada em 29/02/2016 às 04:36
Arquivo – PMJDança integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Dança integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Cuidar da saúde da população, e não apenas da doença. É com esse foco que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para reformular e intensificar as ações e serviços oferecidos na rede de atenção básica da cidade. Dentro dessa política, o apoio das chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) é fundamental.

Para envolver e incentivar os profissionais da rede a mudar a cultura dos moradores de procurar a unidade básica apenas para cuidar da doença, a Diretoria de Atenção à Saúde promove, a partir de quarta-feira (2), um curso de danças circulares. “O objetivo é capacitar profissionais de saúde para as danças como recurso de promoção da saúde, na perspectiva da prevenção, voltada para o cuidado integral”, destaca a referência técnica das Pics, Siane Benachio.

A dança circular, explica Siane, é uma das estratégias que visam melhorar a qualidade de vida, a inclusão social e a prática de educação e saúde, além de atuar em parceria com projetos terapêuticos singulares (conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar).

A capacitação é voltada para profissionais da rede municipal de saúde que atuam na atenção primária, em especial equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Academia de Saúde (PAS) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Ao todo, serão oito encontros, sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h, até 20 de abril. “O curso será certificado e contará com material de apoio para formação de grupos de dança circular nos equipamentos da rede de saúde. A ideia é que esses profissionais incluam a atividade na programação da unidade”, diz Siane.

O curso conta com o apoio da Escola de Governo e Gestão, onde serão ministradas as aulas, e da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/29/saude-faz-capacitacao-de-danca-circular-para-profissionais-da-rede/