Cedeca recebe doação de R$ 40 mil do Fundafresp

Publicada em 26/02/2016 às 02:38
Dorival Pinheiro FilhoPrefeito participou da solenidade de entrega e destacou importância do Cedeca

Prefeito participou da solenidade de entrega e destacou importância do Cedeca

O prefeito Pedro Bigardi participou, nesta sexta-feira (26), da solenidade de entrega da doação de R$ 40 mil do Fundo da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Fundafresp) ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca). A entidade atua em parceria com a Prefeitura de Jundiaí no município.

O chefe do Executivo falou sobre a importância do trabalho do Cedeca. “O poder dessas instituições dentro de cada bairro é muito grande. O Cedeca atua com dedicação e empenho e merece esse reconhecimento. Poucas instituições fazem um trabalho social dessa abrangência, com uma equipe com essa visão social”, disse. O prefeito ressaltou ainda a parceria dos setores público e privado com as instituições. “Essa iniciativa é a visão de um mundo melhor. Dessa forma as coisas caminham bem e quem ganha é a população.”

O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, destacou que o Fundafresp vai doar, em um período de quase três meses, mais de R$ 1 milhão a 22 instituições. Segundo ele, as doações vêm dos agentes fiscais de renda, que autorizam um desconto mensal na folha de pagamento. Em 20 anos, o Fundo já doou mais de R$ 14 milhões. “É muito bom, por meio de um projeto, unir a comunidade, agentes fiscais e lideranças políticas. É um trabalho que transforma a realidade social”, comentou.

Segundo ele, uma comissão do Fundafresp seleciona os projetos habilitados e depois ocorre um processo de votação para a escolha da instituição.

De acordo com a presidente do Cedeca, Lucinda Cantoni, com o valor doado será possível contratar uma articuladora social e uma educadora, que farão um trabalho social junto às famílias do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Integração e Cidadania (CIC) Morada das Vinhas.

Hoje, o Cedeca faz a gestão compartilhada da Fundação Casa, em que assiste 68 jovens; e em bairros como Parque dos Ingás, Residencial Videiras e Parque Centenário, nos quais são atendidas mais de 200 pessoas entre crianças, jovens e familiares. “O trabalho passa a ser referência no bairro onde atuamos. Realizamos, sempre no contraturno escolar, oficinas de arte, cultura, lazer e formação pessoal.”

O trabalho é feito em espaços públicos, principalmente em centros comunitários da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). A finalidade é a proteção da criança e do adolescente em situação de risco, por meio da promoção e defesa dos deveres e direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/26/cedeca-recebe-doacao-de-r-40-mil-do-fundafresp/