Botânicos se unem para compartilhar conhecimento

Publicada em 25/02/2016 às 11:45
Cleber de AlmeidaSecretário Aguinaldo Leite falou da importância da parceria

Secretário Aguinaldo Leite falou da importância da parceria

Compartilhar conhecimento e proporcionar a integração entre todas as unidades. Esse foi o objetivo do encontro dos Jardins Botânicos Paulistas nesta quinta-feira (25), na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

Representantes de Botânicos de São Paulo, Campinas, Santos (Botânico e Orquidário), Sorocaba, Itatiba, Paulínia, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, e outros, marcaram presença. O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, abriu o evento e falou da importância dessa relação. “A ideia é criar um programa de trabalho e promover uma parceria. É essencial essa proximidade, troca de experiências e informações. Nossa ideia é trabalhar em conjunto e integrada, para multiplicar conhecimento e pesquisas.”

Segundo o diretor do Jardim Botânico de Jundiaí, Renato Steck, o foco dessa parceria será na conservação de espécies ameaçadas de extinção, compartilhamento de trabalhos científicos, criação de um sistema unificado de coleta e armazenamento de sementes e desenvolvimento de um banco de germoplasma e sementes. “A proposta é unir forças para facilitar o trabalho de todos. Dessa forma, melhoraremos a conservação de todos os botânicos.”

Atualmente, o Botânico de Jundiaí tem a classificação B. No Brasil, há 85 Jardins Botânicos. Cinco estão na categoria A; seis na categoria B; dez na categoria C, quatro na C provisório; 12 sem enquadramento, mas com processo em andamento; 22 sem processo; 26 fora da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

O presidente da Rede, João Neves, compareceu ao encontro e falou sobre a relevância da parceria. “É importante diversificar as atividades dos Botânicos para cumprir a tarefa de manter coleções científicas de qualidade. Essa é a região na qual se concentra a maior parte dos Botânicos do Brasil.”


Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/25/botanicos-se-unem-para-compartilhar-conhecimento/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br