Solar do Barão promove caminhada cultural pelo Centro neste sábado (27)

Publicada em 24/02/2016 às 11:44
Fotógrafos PMJAção propõe um exercício de interpretação histórica sobre o Centro

Ação propõe um exercício de interpretação histórica sobre o Centro

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão volta a promover as mediações do “Jundiaí: Múltiplas Temporalidades”. E o primeiro encontro será neste sábado (27), a partir das 8h. A ação tem como objetivo propor um exercício de interpretação histórica dos locais escolhidos – Ponte Torta, Escadão, Teatro Polytheama, Praça Rui Barbosa e Praça Governador Pedro de Toledo – em uma caminhada na região central da cidade.

Ao longo de 2016 serão realizadas diversas reuniões, todas conduzidas pelo historiador e educador Alexandre Oliveira, por meio do uso de reproduções fotográficas disponibilizadas aos participantes, que irão contrapor as imagens apresentadas com as características atuais dos locais.

“A nossa proposta é problematizar aspectos da história de locais do Centro de Jundiaí, local ocupado desde do início do século 17, há quase 400 anos. Nesse diálogo, ao perceberem mudanças e permanências, os participantes terão maior nitidez na percepção do espaço urbano da cidade”, explicou Alexandre.

Os interessados deverão fazer as inscrições pelos telefones 4586-8414 ou 4521-6259, antes das datas previstas no cronograma. Serão oferecidas 20 vagas em cada um dos dias e a mediação terá como ponto de encontro dos participantes a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. O percurso total da caminhada terá 1,5 Km e o tempo total previsto para a realização das atividades propostas nos espaços será em torno de 2 horas.

É recomendável usar roupas e calçados confortáveis para caminhar, levar uma garrafa com água, protetor solar e chapéu, guarda-chuva e/ou capa de chuva e mochila para carregar pertences. O Museu irá fornecer certificados para os participantes que solicitarem.

Confira o itinerário:

8h – Acolhimento na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”

Local 1 – Ponte Torta

Local 2 – Esplanada Monte Castelo – “Escadão”

Local 3 – Atual Praça Rui Barbosa

Local 4 – Praça da Matriz (Praça Governador Pedro de Toledo)

10h30 – Encerramento no Solar do Barão

O projeto – Essa ação educativa já foi idealizada pelos educadores do Museu em outros momentos, como por exemplo, numa formação para cerca de 130 professores dos 5º anos da rede municipal de Jundiaí, em julho de 2013, e também para grupos de estudantes de Arquitetura da FAU-USP, de História da Unifesp, de Letras e Pedagogia do Unianchieta, bem como para interessados em geral que se inscreveram, em outros momentos em que a mediação foi oferecida.

Fotógrafos PMJPonte Torta, recentemente revitalizada, faz parte do percurso

Ponte Torta, recentemente revitalizada, faz parte do percurso


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/24/solar-do-barao-promove-caminhada-cultural-pelo-centro-neste-sabado-27/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br