Secretário de Cultura participa do lançamento dos Concertos Astra-Finamax

Publicada em 24/02/2016 às 01:35
Paulo GrégioTércio destacou a importância do projeto na promoção de acesso à cultura

Tércio destacou a importância do projeto na promoção de acesso à cultura

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou nesta quarta-feira (24) do lançamento da temporada 2016 dos Concertos Astra-Finamax, que tem apoio da Prefeitura de Jundiaí. Marcada pela pluralidade, a programação traz dez apresentações musicais, entre elas grandes orquestras, a valores populares, todas no Teatro Polytheama.

Tércio destacou a importância do projeto que promove acesso à música de qualidade. “Tenho satisfação em prestigiar e dar continuidade a esta parceria que há 19 anos promove acesso ao que há de melhor na música brasileira a preços acessíveis. Mais uma vez, o Polytheama vai abrigar os concertos que vão receber milhares de pessoas nesta temporada.”

Durante a coletiva, foi apresentado um vídeo contando a história do projeto Concertos Astra-Finamax. “Que este vídeo sirva de inspiração para que possamos continuar acreditando e incentivando a cultura para todos, garantido acesso à música de qualidade por meio deste importante projeto idealizado pelo meu avô, Francisco Oliva”, ressaltou a presidente do grupo Astra, Ana Oliva.

Programação – Na pré-abertura da 19º temporada, o cantor e compositor Renato Teixeira faz show no dia 5 de março, às 20h30, no Polytheama. Excepcionalmente esta apresentação terá ingressos a R$ 20, para todas as demais o valor será R$ 10.

Já a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo fará abertura, no dia 2 de abril, trazendo composições e novos arranjos de músicas populares. Presentes no lançamento da 19ª temporada, os músicos Izaías e Israel de Almeida deram uma pequena mostra do que será a apresentação do dia 30 de abril, pelo grupo Família Contemporânea, do mestre Arnaldinho do Cavaco, que traz ao palco do Polytheama uma roda de choro, em que a dupla é convidada.

No dia 12 de maio, haverá apresentação gratuita de Toninho Carrasqueira para crianças. Já no dia 21, é a vez do grupo Filó Machado Sexteto mostrar sua originalidade musical.

Em junho, a Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta sob a regência de Nelson Ayres e com participação do solista Alexandre Ribeiro. No mês de agosto, quem sobe ao palco do Teatro Polytheama é a Orquestra Jazz Sinfônica.

Com repertório composto por jazz, pop, samba, bolero e funk, Ensemble Nahor Gomes e João Lenhari se apresentam em setembro. Com uma mistura brasileira do jazz e da música popular, Nelson Ayres Big Band é a atração de outubro.

E, para fechar a temporada, em novembro, Orquestra Sinfônica de Santo André se apresentará sob a regência do maestro Abel Rocha, e com a presença de um convidado especial.

Sobre o projeto – Os Concertos Astra-Finamax completam 19 anos com um histórico de sucesso e consolidado como um projeto tradicional na cidade de Jundiaí e região. Foram 137 apresentações para um público de mais de 60 mil pessoas. Orquestras, regentes, solistas e grupos de renome nacional e internacional passaram pelos palcos da cidade.

Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. O total arrecadado será revertido 50% à Fundação Casa da Cultura, 25% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e 25% ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

Confira a programação completa:

Data: 5/3 – Renato Teixeira

Valor: R$ 20

Data: 2/4 – Banda Sinfônica de São Paulo

Valor: R$ 10

Data: 30/4 – Roda de Choro, Arnaldinho do Cavado convida Izaías e Israel de Almeida

Data: 12/5 – Toninho Carrasqueira para crianças

Horário: 9h30 e 14h30

Data: 21/5 – Filó Machado Sexteto

Data: 11/6 – Orquestra Jovem Tom Jobim

Data: 27/8 – Orquestra Jazz Sinfônica

Data: 24/9 – Ensemble Nahor Gomes e João Lenhari