Estudantes e Diretoria de Saúde trocam experiências

Publicada em 24/02/2016 às 02:56
DivulgaçãoAlunos e profissionais se reúnem semanalmente

Alunos e profissionais se reúnem semanalmente

Em atenção às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, os alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí estão fazendo estágio supervisionado por preceptores da Secretaria Municipal de Saúde nas unidades básicas do município. A experiência tem sido muito boa e, semanalmente, docentes, preceptores e gestores da SMS se reúnem para discutir as vivências, além da elaborarem portfólios que são avaliados pela Coordenação do Curso de Medicina.

Nesta quarta-feira (24), as servidoras Debora Ratier e Siane Benhachio, da Diretoria de Ação de Saúde, a coordenadora do curso médico, Celia Campanaro, e a assessora pedagógica Regina Mostério, da FMJ, se reuniram com os alunos para trocar algumas experiências.

”Pensar na cadeira básica é interessante para o curso e, para nós alunos, é uma experiência importante”, contou a aluna Tainara Hildebrand Soler.

Já o estudante Juan Carlos Borges de Campos Ortiz disse que, por meio dessa vivência, enxergou o paciente de forma diferente e compartilhou uma situação vivida por ele. “A paciente saiu do consultório com recomendação de tomar uma vacina. Resolvi acompanhá-la sem que notasse minha presença. Vi essa paciente indo embora da unidade sem tomar a vacina. Consegui que ela voltasse e tomasse a vacina”, contou o futuro médico.

Para Debora, da Diretoria de Saúde, a presença desses estudantes nas unidades de saúde tem sido muito proveitosa. “Isso tem permitido que façamos algumas adequações para melhorar a comunicação com esse paciente.”

Os estudantes do 6 º ano foram unânimes em afirmar que foram muito bem recebidos pela equipe das unidades básicas e que aprenderam muito com a experiência. “ Vale a pena essa vivência, encontramos problemas e situações diferentes do que já vimos no pronto-socorro”, acrescentou Juan.


Por Assessoria de Imprensa FMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/24/estudantes-e-diretoria-de-saude-trocam-experiencias/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br