Prefeito dá posse aos novos integrantes do Conselho do Idoso

Publicada em 23/02/2016 às 06:38
Dorival Pinheiro FilhoNovos conselheiros tomaram posse nesta terça-feira (23)

Novos conselheiros tomaram posse nesta terça-feira (23)

Em uma cerimônia festiva, com apresentações dos corais do Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju) e da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, o “Coral Música é Vida”, os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) tomaram posse na tarde desta terça-feira (23).

O prefeito Pedro Bigardi participou da cerimônia e deu posse aos novos conselheiros – titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do Poder Público. Ele destacou algumas conquistas nos últimos anos, especialmente a criação do Fundo Municipal do Idoso. “Isso é muito importante, pois o conselho passa a auxiliar o poder público nas ações para o idoso”, disse.

Presidente do Comdipi no biênio 2014-2015, Milton Calzavara lembrou que a aprovação da lei municipal 8129, de 2013, revitalizou o conselho, tornando-o deliberativo e fiscalizador. “A lei aumentou a autonomia do conselho e possibilitou a criação do Fundo para captação de recursos, que serão investidos em projetos voltados para os idosos”, explicou Milton, que continua integrando o conselho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jundiaí.

O ex-presidente também listou algumas ações do conselho, como a constituição do regimento interno, a criação de comissões permanentes em várias áreas, o 1º Seminário de Políticas Públicas e a Conferência Municipal do Idoso, quando foram feitas 55 propostas e 6 moções, além da participação na Conferência Estadual.

“Foi um período de muito trabalho e parcerias com outras instituições, como a Coordenadoria do Idoso, a Câmara Municipal e Promotoria do Idoso. O conselho é cogestor com o poder público e isso é um avanço na participação democrática. Aos novos conselheiros, convido-os a se engajar nessa luta”, completou.

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, ressaltou que a Coordenadoria continua de portas abertas para parcerias e ações de valorização da pessoa idosa. “Continuaremos presentes também nas reuniões do Conselho, apoiando e participando.”

Participaram ainda da cerimônia os vereadores Marilena Negro, representando a Câmara Municipal, Márcio Pentecostes e Paulo Malerba; o secretário Rodrigo Mendes Pereira (Assistência e Desenvolvimento Social) e o coordenador Vitor Machado (Emprego e Renda).

A primeira reunião do Conselho com os novos integrantes será no dia 1º de março, quando será eleita a mesa-diretora para o próximo biênio.

Novos conselheiros titulares:

Fé Juncal

Jonas Fernandes Brescansin

Juliana Oliveira Martinelli

Milton Calzavara

Edilson Luiz da Costa

Antonio Zebber Filho

Rosemary Hanai

Dênis Fernando Berni

Claudia Regina Martins de Oliveira

Maria Irene Cassoli David

Elaine Pilon