Deficientes visuais participam de atividade inédita na Pinacoteca

Publicada em 22/02/2016 às 03:06
DivulgaçãoIniciativa precursora do Projeto LUPA em Tatuí

Iniciativa precursora do Projeto LUPA em Tatuí

Em uma iniciativa inédita, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe, nesta quarta-feira (24), um grupo de deficientes visuais da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR), que participará de uma visita com fruição tátil das peças em exposição e do acervo do museu.

Os visitantes serão acompanhados pelo diretor da instituição, Edgar Borges, pela socióloga e educadora Creusa Claudino, e pelo artista Hélio Schonmann, autor da mostra Avesos.

Serão disponibilizados ao toque peças da mostra Avessos e do acervo da Pinacoteca, além de outras, que o artista Schonmann trará especialmente para a ocasião. No total, poderão ser tocadas mais de duas dezenas de esculturas e objetos tridimensionais, realizados em diferentes materiais, como bronze, madeira, emulsão acrílica com terras, além de matrizes de gravura em relevo.

Experiência – O artista Hélio Schonmann tem bastante experiência no trato da arte para pessoas com deficiência. Em 2014, trabalhou na curadoria da mostra “(Vi)Ver Diálogo Gráfico”, exposta no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão, que possibilitou uma oficina de desenho em relevo e demais atividades para pessoas com deficiência. Também na curadoria, em 2015, levou para o Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí, a exposição do projeto LUPA, que contou em seu acervo com peças realizadas por pessoas com deficiência visual, sob coordenação de Lúcia Neto.


Por Assessoria de Imprensa

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/22/deficientes-visuais-participam-de-atividade-inedita-na-pinacoteca/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br