Planejamento faz oficinas de negociação de conflitos na reta final do Plano Diretor

Publicada em 18/02/2016 às 05:12
Paulo GrégioNas oficinas, delegados conhecem e debatem acerca das propostas enviadas pelo site do Plano Diretor

Após um processo que durou dois anos e envolveu cerca de 10 mil pessoas, o Plano Diretor Participativo entra na reta final com as oficinas de negociação de conflitos, em que os delegados conhecem e debatem as propostas que foram encaminhadas através do site planodiretorparticipativo.sp.gov.br. Três oficinas já ocorreram esta semana, nos dias 15, 16 e 17, e outras quatros estão programadas para a próxima.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, destaca que “as propostas são muito qualificadas e trazem um conteúdo importante para discutir a cidade”.

As propostas que não forem de consenso nas oficinas da próxima semana serão consideradas conflitos e vão para votação no Congresso da Cidade, marcado para 12 de março, com acompanhamento aberto à população de Jundiaí.

Os conflitos encontram-se ligados a temas como o controle da verticalização (construção de edifícios altos) no miolo dos bairros da cidade, limitando em no máximo quatro andares para conservar a qualidade de vida e, deixando os prédios elevados para avenidas denominadas como “corredores urbanos”.

Outro tema divergente é o aumento da área rural da cidade, medida defendida, principalmente, pela produção de água e pelas funções ambientais desse setor.

Após todo esse trabalho que vem sendo participativo, com delegados eleitos de várias regiões da cidade, bem como, representantes de vários segmentos, o resultado vai ser encaminhado para a análise dos vereadores na Câmara Municipal.

Por Viviane Rodrigues

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/18/planejamento-faz-oficinas-de-negociacao-de-conflitos-na-reta-final-do-plano-diretor/