Alunos do curso da GM encaram 20km de trilhas na Serra do Japi

Publicada em 18/02/2016 às 05:38
Fotógrafos PMJTreinamento faz futuros guardas suarem a camisa em mais uma etapa de preparação

Treinamento faz futuros guardas suarem a camisa em mais uma etapa de preparação

Como parte do Curso de Formação da Guarda Municipal, os alunos que estão prestes a integrar as corporações de Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Campo Limpo Paulista tiveram, na quarta-feira (17), uma dura e longa jornada.

Percorreram 20 quilômetros entre trilhas, pontes, riachos e mata no Território de Gestão da Serra do Japi. Todo esse percurso durou aproximadamente 8 horas.

Os 37 alunos estiveram na companhia de guardas mais experientes, do coordenador de instrução e formação da GM, Dênis Berni, do subinspetor responsável pela Serra do Japi, Mauro Castro, e do comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz.

De acordo com Dênis Berni, o objetivo do treinamento na Serra foi apresentar aos futuros guardas noções de proteção ao meio ambiente. “Como patrimônio de Jundiaí, é de suma importância os futuros guardas aprenderem sobre legislação ambiental, orientação com bússola, purificação da água e técnicas de combate à incêndios. A Divisão Florestal da GM atua de forma intensa na Serra do Japi”, explica.

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, especialista em direito ambiental, discursou aos alunos sobre os direitos e deveres de um guarda na serra, além de mostrar uma série de armadilhas apreendidas dentro do Território de Gestão.

Os alunos saíram pela manhã da base da GM no Eloy Chaves e seguiram por uma trilha que revelou as belezas de riachos até pontos íngremes. Com auxílio de guardas mais experientes, que conhecem e estão acostumados a esse tipo de geografia, todos puderam retornar com tranquilidade.

De acordo com Dênis Berni, no próximo dia 23, mais uma turma de alunos fará o percurso na Serra do Japi. A “caminhada” faz parte da grade curricular do curso de formação dos alunos guardas municipais que tiveram, entre outras modalidades, o curso de operadores de armamento não letal com armas de eletrochoque. O evento ocorreu no início do mês de fevereiro, na Escola de Governo e Gestão do Município, e contou com 80 alunos guardas da região.

O encerramento do curso de formação está previsto para março com solenidade de formatura. Em seguida, 60 novos guardas municipais integrarão o contingente da GM que hoje está em 360 guardas.

Fotógrafos PMJAtividade na Serra do Japi exige esforço na reserva florestal

Atividade na Serra do Japi exige esforço na reserva florestal


Por Luciano Guerino

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/18/alunos-do-curso-da-gm-encaram-20km-de-trilhas-na-serra-do-japi/


Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br