Semana do Consumidor entra para Calendário Municipal de Eventos

Publicada em 17/02/2016 às 11:42
Paulo GrégioAdilton falou da importância da Semana e agradeceu o empenho da Câmara

Adilton falou da importância da Semana e agradeceu o empenho da Câmara

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na sessão ordinária de terça-feira (16), o projeto de lei de autoria do vereador e presidente da casa, Marcelo Gastaldo, que inclui no calendário municipal de eventos a Semana do Consumidor. O coordenador do Procon, Adilton Garcia, acompanhou a votação.

De acordo com Gastaldo, o evento ocorre sempre na semana do dia 15 de março. Para ele, o projeto, aprovado por unanimidade, é importante porque é mais um meio de levar à população, de diversas faixas etárias, informações sobre os direitos do consumidor. “O Procon se destaca no município pela relevância do trabalho que executa e esse projeto de lei é um reconhecimento. As atividades são inovadoras e efetivas e merecem destaque.”

Adilton Garcia lembrou que neste ano será a quarta edição da Semana, com abertura programada para 14 de março. A programação completa será divulgada nos próximos dias, porém, o coordenador já adiantou que haverá um teatro humano para crianças no Polytheama, Procon nos Bairros no Centro, palestras, atividades para idosos e a presença da secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira. “Será, mais uma vez, um evento com atividades com o objetivo de levar informações importantes à população. O objetivo é aproximar o órgão dos munícipes.”

O coordenador agradeceu o empenho da Câmara para a aprovação da proposta e lembrou que outro evento relevante, a Caminhada do Procon, também foi incluída no calendário municipal pelos parlamentares. “Consumidor bem informado é consciente dos seus direitos e deveres. Tanto para cobrar, quanto para cumprir. Dessa forma, conseguimos reduzir o número de reclamações.”

A escolha da semana do dia 15 não é por acaso, segundo Adilton. A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas também para que as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar as leis. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor.

Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/17/semana-do-consumidor-entra-para-calendario-municipal-de-eventos/