Prefeito conversa com pais na preparação para volta às aulas

Publicada em 12/02/2016 às 12:00
Cleber de AlmeidaPedro Bigardi falou da qualidade da educação no município

Pedro Bigardi falou da qualidade da educação no município

O prefeito Pedro Bigardi participou, nesta sexta-feira (12), na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, da primeira reunião de pais do ano. Todas as 113 unidades escolares de Jundiaí também fizeram o encontro. O ano letivo tem início na segunda-feira (15) para 33,5 mil crianças, 4,6% a mais que em 2015, com uma equipe de 2.200 professores.

Segundo Bigardi, que estava acompanhado do vice-prefeito Durval Orlato e do secretário de Educação José Renato Polli, o ensino de Jundiaí é conhecido pela qualidade por todo o Brasil. “Temos uma das melhores redes, conforme apontam diversos índices. Isso se deve à dedicação dos educadores, coordenadores, diretores e todos os funcionários da Educação. Além disso, trabalhamos para valorizar esses profissionais e deixar as escolas cada vez mais estruturadas”, destacou.

Para 2016, por exemplo, estão na programação mais 40 ações em prédios escolas. Entre 2014 e 2015, 30 escolas foram reformadas, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões; foram construídas 28 salas de aulas; iniciada a construção de quatro novas unidades no Vetor Oeste (duas deles serão entregues nos próximos dias); e reformado e equipado o prédio da escola João Fumacchi (inauguração no próximo dia 20) que, depois de 15 anos fechada, será reativada e vai atender 51 alunos de pré-escola (4 e 5 anos) em período integral.

Neste ano, também serão distribuídos gratuitamente para os alunos 27 mil kits de uniforme escolar para pré-escola e fundamental. Além disso, todos os alunos da rede, incluindo de creches conveniadas e escolas contratadas, ganharão material escolar e didático. “Vale destacar que, além de toda a estrutura oferecida pela Prefeitura, com educação e merenda de qualidade, é importante que a família acompanhe o cotidiano escolar das crianças”, comentou o prefeito aos pais.

O secretário de Educação José Renato Polli explicou que, durante o período de férias escolares, a pasta aproveitou para fazer obras de médio e grande portes em 11 escolas, além de serviços de manutenção (reparos, limpeza de calha e roçagem) nas demais Emebs.

Segundo ele, para este ano, entre as novidades na Educação, estão várias frentes de trabalho, entre elas a conclusão das diretrizes curriculares e pedagógicas da pasta; um fórum de políticas públicas para a educação do município, até o final do semestre; além da transformação do Conselho Municipal de Educação em um órgão deliberativo, pois hoje ele é consultivo. “Nosso foco, além de pensar na parte estrutural, também é pedagógico.”

O secretário lembrou aos pais que, nos dias 15 e 16, os alunos passam por um período de adaptação e permanecem por um período de até duas horas e meia nas escolas.

Na escola – Quem compareceu à reunião na Emeb Ivo de Bona, com quase 1,2 mil alunos do ensino fundamental, lembrou da importância do acompanhamento dos filhos durante todo o ano letivo. “É bom saber o que se passa na escola e todo o desenvolvimento do meu filho dentro dela. E comparecer às reuniões faz parte disso”, destacou a assistente de inventário Ingrid Bispo de Lima Oliveira.

Assim como ela, a prensista Elaine Aparecida da Silva Barreto destacou que faz questão de comparecer a todos os encontros. “A escola é a segunda casa do meu filho. É o caminho para o futuro. Preciso fazer parte disso”, frisou.

A presença de mães e pais, como Elaine e Ingrid, não são novidade na escola. De acordo com a diretora da unidade, Tiemi Goto Pupin, a participação em reuniões, projetos e atividades atinge a marca de 98% por parte dos responsáveis pelos alunos. “Felizmente, as famílias estão muito presentes e engajadas e isso faz toda a diferença no resultado escolar dos alunos. A família é o maior polo educacional das crianças e só com esse apoio conseguimos avançar.”

Cleber de AlmeidaPais lotaram a escola para saber como será o ano letivo

Pais lotaram a escola para saber como será o ano letivo

Por Luana Dias

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/12/prefeito-conversa-com-pais-na-preparacao-para-volta-as-aulas/