Jundiaí participa da mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Publicada em 12/02/2016 às 04:16
Arquivo – PMJEquipe da Zoonoses estará em dois pontos com material educativo

Equipe da Zoonoses estará em dois pontos com material educativo

Depois da campanha “Aedes, Aqui Não!”, com visita em casas de 27 bairros na quinta-feira (11), a Prefeitura de Jundiaí participa neste sábado (13) do Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, ação de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, organizada pelo Governo Federal em todo o País. O secretário Executivo do Ministério das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias, estará na cidade para acompanhar as atividades.

Em Jundiaí, a ação prevê a distribuição de 18 mil panfletos informativos, das 9h às 17h, por cerca de 300 soldados do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) em oito pontos de grande circulação na cidade: Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz, no Centro), Parque da Cidade, Estação Ferroviária, Estação Rodoviária, Terminal Vila Rami, Terminal Central, Maxi Shopping e Jundiaí Shopping.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, reforça a ação com equipes e material educativo em dois pontos (Praça da Matriz e Parque da Cidade). “Estaremos com nossa equipe do Núcleo de Educação e Saúde mostrando todo o ciclo, desde a larva do mosquito até os sintomas e tratamento das doenças causadas pelo Aedes”, destaca o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. A informação, acredita o secretário, é muito importante para o controle. Quanto mais informada for a pessoa, melhor o resultado.

“Estamos unidos em torno de um só objetivo: acabar com os focos de proliferação do mosquito que transmite o vírus da dengue, do zika e da chikungunya”, afirma Elton Santa Fé. “E só vamos atingir esse objetivo com a adesão de toda a população”, completa.

Plano nacional – O Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti – “Zika Zero” neste sábado (13) terá a participação de 220 mil militares das Forças Armadas em todo o País. Junto com profissionais dos Estados e municípios, eles vão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika. O contingente das Forças Armadas será distribuído entre 356 cidades das 27 unidades federativas.

Com caráter educativo, esta ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes. Durante todo o dia, será distribuído material informativo, com explicação das medidas de prevenção. Além disso, os soldados vão orientar os moradores sobre a importância do envolvimento de todos nessas ações.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que contará também com a participação dos governos estaduais e municipais.

Cleber de AlmeidaSoldados do 12º GAC vão distribuir folhetos e orientar moradores

Soldados do 12º GAC vão distribuir folhetos e orientar moradores

Por Niza Souza

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2016/02/12/jundiai-participa-da-mobilizacao-nacional-contra-o-aedes-aegypti/